03 junho 2007

José Gomes no Aves

Os rumores que ouvi de que Ruia Águas poderia suceder o Prof. Neca no comando técnico do Desportivo das Aves em nada se apresenta como viável. Ao que tudo indica poderá ser sim José Gomes a ocupar tal posição.

Recorde-se que José Gomes ja treinou a equipa avense e em nada foi bem sucedido.
Esperemos que, caso recaia nele a opção da futura direcção avense, ele nos faça voar mais alto. Caso contrário procure-se melhor treinador...

7 comentários:

Anónimo disse...

"Ponto nº 1: O estadio municipal de Braga seja propriedade do clube,seja propriedade da Câmara, situa-se em Braga logo o Sporting de Braga joga em casa.

Ponto nº 2: Já pseudo-clubes como Paços de Ferreira e Belenenses não podem jogar nos seus pseu-estádios, logo têm de recorrer a estádios vizinhos. Lamentável...

Ponto nº 3: se são jogos para as competições europeias porque aparecem clubes como Leiria, Marítimo e Beira-Mar?
Peço desculpa se é ignorância minha, mas não percebi...
"

Cara Helena,

A sua ignorância está amplamente desculpada...

Presumo que pelo seu "ponto n.º 1" se um clube joga na sua cidade, então joga em casa, independentemente da "propriedade" (op.cit.).
Ora o seu primeiro "ponto" de ignorância esbarra no ponto 2. O Belenenses não vai jogar em Alvalade, mas mesmo que jogasse, jogaria em casa, não é? Sendo que Alvalade e Belém localizam-se ambos em Lisboa (há-de cá vir).
3 ponto "perdoado", uma vez que não percebeu, há clube que se inscreveram para as competições europeias (a competição Intertoto é uma delas) mas que não se apuraram, no entanto os seus estádios (independentemente de serem proprietários) estão homologados.
Convido-a a conhecer mais o futebol por aquilo que ele é e não por aquilo que vem nos jornais.
Já agora, porque é que o Paços e Belenenses são «pseudo»? (Presumo que tenha aplicado este termo como: "faz-de-conta")

Lamentável.

Helena Antunes disse...

Anónimo,
De facto tem razão quando diz q Alvalade e o Restelo se localizam na mesma cidade: Lisboa. Mas ambos sabemos que pertencem a clubes distintos. Ja se o Belenenses joga no Restelo ou em Alvalade é-me indiferente. Desde que não jogue na Catedral da Luz, é um estadio bom demais para clubes como o Belenenses!!!

Quanto ao facto de denominar Paços e Belenenses como "pseudo" posso passar a explicar.
Antes demais gostaria de lhe dizer que para mim o futebol espectáculo não se me representa apenas pelos partidas de futebol em si. Para mim futebol é também simbologia e tradiçao de um clube, pela historia do clube; por aquilo que consegue conquistar com o esforço de jogadores, equipa tecnica, orgaos dirigentes e nao por ajudas extra; pela massa adepta e/ou associativa, etc. etc
Quanto ao Paços considero que nao pratica bom futebol e tem uma massa adepta arrogante. Conto-lhe um episodio que talvez nao sirva de desculpa mas refiro-o na mesma. Esta epoca que ha pouco terminou, quando o Paços veio jogar com o Desportivo das Aves(meu clube)eu nesse jogo fui para a bancada do adversario. Estava eu na fila de entrada com o meu cachecol do Aves quando um individuo me aborda e diz "Ó minha senhora vem c esse cachecol para aqui?" ao q eu lhe respondi algo como "Se estou no estadio do Aves é natural q o traga". Mas de facto o q me apetecia ter-lhe respondido era que estava ali p assistir a uma partida de futebol e nao para arranjar luta e confusao c a massa adepta adversaria, q pelos vistos é nisso q eles sao bons. Passaram o jogo mais a insultar a equipa e claque adversaria do que a apoiar a sua propria equipa. Findo o jogo com a vitoria deles(bastante injusta)os insultos continuaram e quase destruiram as redes do estadio. Lamento isto no desporto...

Quanto ao Belenenses nao posso com essa equipa. Mais uma vez falo, sobretudo, enquanto socia e adepta avense. Por varios anos que o sorteio(ou nao!) ditava Belenenes-Aves, os jogos sempre no Restelo. O Aves era eliminado sempre injustamente: ou porque o Belenenses jogando mal com uns lances de sorte lá conseguia golos e vencia a eliminatoria; ora porque jogava com 14 jogadores ou tinha ajuda divina (ou devo dizer ajuda do arbitro e seus auxiliares?) Isto revolta qualquer adepto. Depois uma dessas vezes foi com Carvalhal no comando tecnico, treinador que chegou ao Aves em 2000, sem qualificaçoes suficientes para treinar um clube da I Liga e nos afundou para a Liga d Honra. So fez porcaria ca. Depois foi bem sucedido no Leixoes e Belenenses e achava-se o maior. O belenenses sempre foi sendo favorecido extra-jogo, já para nao falar que na epoca que findou deveria ter disputado a Liga Vitalis.
Mas a epoca transata trouxe-me das maiores alegrias no futebol. Ditou-se que Aves e Belenenses(desta vez em Vila das Aves:quem diria!) se encontrassem mais uma vez numa eliminatoria da Taça de Portugal. Ganhamos o jogo e o Belenenses foi eliminado! O que mais lamentei é q nao me foi possivel estar no estadio nem em Vila das Aves para assitir ao jogo. Teria gritado AVES ate ficar rouca, ainda para mais estava Carvalhal a treinador do Belenenses. Soube mesmo bem esta vitoria!

Lamento enunciar apenas exemplos decorridos com meu clube, mas sao os que sei melhor falar.
Apesar de ver futebol talvez desde os meus 10 anos de idade, ir ao estadio desde os 13 (Tenho 24 anos) nao me considero perita em futebol. Alias ja fui mais fã de futebol do que agora.Mas tenho consciência daquilo que sei e do que sou capaz de opinar. Desde que não me digam que nao percebo nada de futebol porque sou mulher...

Anónimo disse...

Bom, vejo que para além de avense também é benfiquista, e estar a falar do Belenenses como um clube beneficiado, sendo benfiquista é devereras caricato! Pior só se fosse também sportinguista e/ou portista. Sobre o caso Mateus, peço-lhe que entenda o que foi, pois dúvido que se a desafiar a dizer do que realmente se tratou o saiba fazer, e isto é igual para homens e senhoras que não sejam gilistas ou belenenses. É verdade que Alvalade e Restelo são de clubes diferentes, mas o MUNICIPAL de Braga é... Municipal, ora se o Braga jogando lá joga em casa porque está em Braga, pela sua lógica o Belenenses até jogando no Odivelas jogaria em casa. Sobre a arrogância dos pacenses, respondo-lhe que avenses e benfiquistas nºao têm menos "pedradas no charco", aliás sobre o clube lisboeta as histórias de marginalidade dos seus adeptos nem tem fim, apenas igualável com os adeptos sportinguistas, portistas e boavisteiros. Sobre o Carvalhal, que diz que fez um bom trabalho no Restelo, digo-lhe, sou sócio do Belenenses e como eu, nenhum sócio azul tem boas recordações desse senhor que com o melhor orçamento da história do clube só fez porcaria, tal como ser eliminado por um clube de segunda categoria como o Desportivo das Aves.
Sobre a simbologia e a tradição do futebol e dos clubes, conheça a história do nascimento do Belenenses antes de falar.
Não me diga que está ligada à Sociologia?

Helena Antunes disse...

Sim sou avense e benfiquista! E quanto ao facto do Benfica ser um clube beneficiado, não me faça rir! Dever ser por isso que ficou somente em 3º lugar. O que parece que já se legitimou no futebol português é que o Porto tem de ser campeão a toda a força.

Quanto à claque avense em nada pode ser acusada de arrogância( e olhe que eu nem sou grande fã da Força Avense), assisto aos jogos quase todos do Aves em casa e a claque é incessante no apoio à equipa do primeiro ao último minuto de jogo. A equipa quantas vezes fazia maus jogos, e a claque sempre do lado dos jogadores.
Muito raro, raro mesmo, a claque avense proferir palavras ofensivas à equipa e claque adversária.

Quanto às claques benfiquistas não me parece que sejam do maior vandalismo. Agora, de facto, a claque pacense e, sobretudo, portista e boavisteira é do pior...

Já ao facto denominar o Aves clube de segunda, até tem razão. Parece ser preferivel ser um grande de 2ª do que um pequeno de 1ª. Mas ja fez a vida negra a muitos grandes clubes de 1ª.
Pelos menos no pagamento de salarios é mais atempado do que muitos clubes de 1ª.

Se não gosta de Carvalhal acredite que já subiu muito na minha consideração! Se é de Lisboa ainda mais porque adoro a cidade!

(Já agora se precisarem de uma recem-licenciada em Sociologia aí por Lisboa vou já!!!)

Anónimo disse...

Concordo em discordar consigo em alguns pontos, noutros até aceno que sim.
De facto acho que os chamados 3 grandes são muito mais beneficiados (desde sempre) do que qualquer outro clube (exceptuando o caso Boavista em 3/4 épocas, sagrando-se campeão[?] numa delas,... alguns anos depois começaram-se a desmascar "situações" que muitos alertaram atempadamente), portanto nunca a conseguiria fazer rir ao numerar casos. Como sou apoiante dos "pequeninos" tenho pena que não seja exclusivamente avense, até porque é da terra (julgo eu), clube a que me referi como sendo de 2.ª categoria por, na altura do jogo da Taça em que o CFB foi eliminado, militar no 2.º escalão do futebol.
Sobre a grandeza do Belém os títulos, jogos da 1.ª divisão, número de vitórias e a diferença de golos marcados/sofridos fala por si. Sobre o comportamento das claques benfiquistas, discordo por completo consigo (e ainda mais quando comparadas à pacense), claro que nem todos o são, mas há lá muito "animal", pois bater em velhotes não é um comportamento muito cívico, e sublinho bater, pois é muito mais grave do que provocar verbalmente, que é o exemplo que me deu.

PS.: Dúvido que haja falta de sociólogos em Lisboa, mas se souber de alguma coisa deixo um comentário num post.

Saudações belenenses.

Helena Antunes disse...

Só para deixar esclarecido: sou avense e benfiquista para o futebol. Mas quando ambos se defrontam torço indiscutivelmente pelo Aves!

Agradeço a sua passagem pelo meu blog!

Anónimo disse...

bom comeco

Arquivo do blogue