10 junho 2007

Diga lá como é possível?

Luis Patrício, director do Centro de Atendimento a Toxicodependentes das Taipas, afirma que é possível a concretização de um programa terapêutico para heroinodependentes, fazendo-os voltar à rotina diária laboral em três dias. Ele revelou:

Hoje é possível sem grandes crises, sem grandes embrulhos, sem internamentos. Não é para toda a gente, mas numa pessoa que não esteja muito deteriorada é possível.

Dr. Patrício há-de dizer-me como. Qualquer pessoa que já trabalhou com toxicodependentes(como foi o meu caso) sabe perfeitamente que não é com uma simples desintoxicação ou terapia de três dias que um indivíduo toxicodependente abandonará a dependência das drogas. É preciso todo um processo de corte com "pessoas negativas", do consumo; é preciso uma alteração de comportamentos e atitudes; um trabalho intenso a nível dos sentimentos e seu controlo; toda uma reinserção social e ressocialização.
Até pode o tal programa de três dia surtir efeito. Mas pode crer que não demorará muito tempo o consumo de heroína, ou de que substância for, voltará a fazer parte da vida desse indivíduo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue