
26 julho 2007
23 julho 2007
Pausa...
Não, não vou de férias (não tenho pais ricos nem fui ao BES).
Apenas não me encontro nas melhores condições psicológicas (direi mesmo até físicas) para escrever e comentar seja o que for.
É assim a vida...
Obrigada a todos os que lêem e comentam no meu blog. Vão aparecendo...
Eleições para o PSD - II
O meu voto vai para Menezes.
22 julho 2007
Eleições para o PSD
Aguardaremos desenvolvimentos.
A felicidade traz saúde!
C.D.Aves e Leixões prestam homenagem a Zé António
O baixinho jogador de Matosinhos jogou quatro temporadas no Aves, de 1997/98 até 2001/2002. Fez parte do plantel do Aves que subiu de divisão em 1999/2000 e também da equipa que esteve na 1ª Liga no ano seguinte.Zé António deixou o futebol em 2003/2004, quando jogava no Leixões.
Espera-se uma boa casa em Matosinhos, até porque as receitas do evento reverterão a favor do jogador. Os ingressos custam 5€ (para sócios e público geral) e quem não poder estar presente poderá também fazer o seu donativo: Para depositar os donativos poderá utilizar o seguinte NIB do BES Balcão de Matosinhos: 000 704 010 016 789 000 391. O jogo é às 18H, no Estádio do Mar, do recém-promovido Leixões.
Via: http://desportivodasaves.blogspot.com
21 julho 2007
Queremos uma árvore para o Largo da Tojela
EntreMargens

JSD Vila das Aves
Hospitais públicos - o pobre é quem mais sofre
João Varandas Oliveira, Director do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Lisboa/Hospital de S. José
20 julho 2007
Transformação identitária de 5 cidades portuguesas (IV) - Guimarães

A cidade berço
Guimarães é o berço da Nação portuguesa. (...) Guimarães como o berço da nacionalidade, não consiga exprimir a complexidade histórica que inevitavelmente rodeia o nascimento de uma nação, reveste-se de um expressivo significado simbólico. É, numa das suas dimensões representacionais, uma cidade histórica que ganha significado a partir dos episódios ligados à fundação da Nação que ocorreram na cidade. a ligação umbilical ao momento fundador da Nação faz com que Guimarães reclame "um prestígio histórico único no país pelo seu passado e pelas preciosidades que desse tempo guarda." Este significado histórico faz com que a cidade honre a sua reputação de berço de uma nação celebrando anualmente alguns dos marcos históricos mais significativos da história do país. "Comemorações do dia 24 de Junho - dia um de Portugal", em que se celebra a batalha de São Mamede, às "Comemorações do 1º de Dezembro", em que é louvada a Restauração da Independência e prestada homenagem à estátua de D. Afonso Henriques (...) Guimarães promove e rememora anualmente a sua identificação à história nacional. Apesar disso, nas monografias históricas as festividades que se salientam como as mais representativas da cidade são as Festas Gualterianas, em honra de São Gualter, o patrono da cidade, e as Nicolinas que são as festas dos estudantes de Guimarães.
Não obstante a centralidade dos traços identitários de cidade histórica nos discursos representacionais da cidade, e a despeito de D. Afonso Henriques ser indiscutivelmente a principal personagem histórica vista como identificadora de Guimarães, a "Cidade Berço" é, numa outra dimensão representacional, uma cidade industrial. (...) Os têxteis e as cutelarias e, mais recentemente a indústria do calçado e dos plásticos, conferem a Guimarães uma imagem de cidade industrial, onde predominam "impressionantes gestos de afirmação bairrista" característicos das sociabilidades operárias.
Guimarães parece assim cruzar com igual pendor uma dimesão representacional de cidade histórica - o lugar a partir do qual Portugal se tornou uma nação independente - com uma dimensão, mais recente, de cidade industrial - "a cidade que veste o país". (...) Guimarães como a cidade que "deverá constituir o exemplo para a maior parte das cidades portuguesas, no que respeita à articulação entre economia e cultura, entre passado e presente". Porque "sendo das cidades mais laboriosas, não deixa de ser das mais ricas do ponto de vista patrimonial e cultural".
IV Congresso Português de Sociologia
O "pai da Trofa" (leia-se Marques Mendes) com mais problemas
18 julho 2007
C.D. Aves x F.C. Tirsense - Jogo de Apresentação
16 julho 2007
A crise no PSD - Marques Mendes anuncia eleições para o partido
Aceitam-se candidatos.
15 julho 2007
Churrasco "em família"
14 julho 2007
Homogeneidade de valores na Europa
Para o sociólogo os valores sociais estão agrupados em quatro categorias:
Cavaco Silva e José Socrates - II
Nós temos problemas de saúde ou problemas de doença?
13 julho 2007
Vila das Aves - Entre Douro e Minho
Como é do conhecimento geral, o concelho de Santo Tirso é parte integrante do distrito do Porto que, por seu turno, é a capital da província Douro Litoral. Por tal, é inegável que pertencemos ao Douro. Aliás muitas das nossas burocracias são tratadas no Porto. Contudo (e focar-me-ei especificamente na freguesia de Vila das Aves), tudo o que é cultura, tradição e costumes vai de encontro ao que se vive no Minho.
10 julho 2007
Transformação identitária de 5 cidades portuguesas (III) - Coimbra

09 julho 2007
A educação multicultural - o outro como ponto de partida
Professor José Pacheco, 2006
Professor José Pacheco, 2006
08 julho 2007
A doença como fenómeno social
C. Herzlich
Imagens de Salazar
Em Santo Tirso a palavra desenvolvimento não consta do dicionário
Não tem evoluído da forma que todos desejariamos, sobretudo porque não estamos a fazer nada pela captação da juventude, tanto a nível da habitação, como das ofertas de desporto e lazer. Como aqui não encontram o que querem têm de ir procurar essas ofertas fora de Santo Tirso. Aqui a juventude está bastante esquecida. Em termos de desporto temos o pavilhão municipal mas este equipamento não chega para preencher todas as necessidades da população.
Também a pouca oferta cultural é relembrada como uma da necessidades mais urgentes visto que a este nível apenas se vão fazendo alguns remendos quanto a esta situação real.
José Graça, presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso
07 julho 2007
A importância de garantirmos um desenvolvimento sustentável
A amizade...
06 julho 2007
Eleitos os 7 Pesadelos de Santo Tirso

A todos os que contribuíram para esta eleição, a JSD de Santo Tirso endereça desde já os mais sinceros agradecimentos.
05 julho 2007
Desportivo das Aves 2007/2008
Transformação identitária de 5 cidades portuguesas (II) - Braga

A cidade dos arcebispos
...a cidade confirma o seu estereótipo de "a cidade que reza", a "cidade dos arcebispos".
A conhecida expressão"mais velho que a Sé de Braga" permite-nos identificar os dois principais traços identitários que sobressaem da análise monográfica. a "velha, muito considerada e antiquíssima cidade de Braga" é, primeiro que tudo, representada como uma cidade histórica. a omnipresente vetustez bracarense apresenta-se como o paradigma da antiguidade portuguesa(...) Por outro lado, é uma cidade histórica marcada pela religiosidade desde que em meados do século XI se tornou a terra dos arcebispos, denominados "Senhores de Braga"(...) Não é só a Sé de Braga que aparece nas monografias como um dos principais símblos da cidade, assim como o Santuário do Bom Jesus, é também a importância que os arcebispos assumem enquanto personagens históricas e o facto de Braga ser a cidade portuguesa que celebra a Semana Santa com mais esplendor e sumptuosidade.
Braga é também a cidade que se orgulha de ser a capital de uma Região (a "Província do Minho") onde a história de Portugal viu escritas algumas das suas mais belas páginas de heroísmo. (...) a cidade reclama o seu lugar de palco de alguns dos principais e mais intensos acontecimentos que talharam a história de Portugal. A vetusta e religiosa Braga é, na história portuguesa, um timbre de conservadorismo. (...) A dimensão tradicionalista da cidade estende-se ainda às inúmeras romarias populares que representam o Minho como o repositório do carácter genuinamente português.
Mas a Braga que, nos princípios da última metade do século XIX era uma cidade provinciana, praticamente isolada, sofreu, por essa altura, o abanão do progresso. As estradas que a puseram em contacto com o Alto Minho, o litoral nortenho, as cidades transmontanas e o Porto desenvolveram subitamente o comércio e a indústria, difundindo assim uma nova imagem da cidade que vai ganhando terreno à imagem da cidade histórica e religiosa. Este confronto de imagens é também um confronto entre velhos e novos símbolos em que os primeiros vão perdendo visibilidade em relação aos segundos. A evolução recente de Braga revela, aliás, que não há modernização urbana sem a imposição de novas marcas simbólicas. (...) A Braga moderna, comercial e industrial, é simbolicamente representada pelos têxteis, as confecções e a construção civil(...)e é este crescimento urbano que se constitui como um dos seus traços identitários mais recentes e marcantes.
...uma das imagens mais negativas da cidade resulta deste crescimento urbano recente. Outra imagem negativa da cidade presente nas monografias históricas advém-lhe das características dos seus habitantes, algumas vezes acusados de se consagrarem excessivamente ao luxo e às suas vidas privadas e de não serem coesos nem se identificarem à cidade.
IV Congresso Português de Sociologia
04 julho 2007
JSD denuncia estado do Parque da Rabada - Câmara de Santo Tirso reage
Chegaram hoje ao fim as comemorações do Dia Mundial da Criança, organizadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que decorreram entre os dias 28 de Maio e 5 de Junho.Parte destas comemorações decorreram no Parque Urbano da Rabada… O mesmo parque onde, no princípio do mês de Maio, a JSD de Santo Tirso denunciou existiram várias situações que poderiam colocar em perigo os seus utilizadores, sobretudo crianças!No mesmo parque onde se encontram buracos a céu aberto, onde não existem vedações a separar o parque do rio, onde não existem casas de banho decentes, onde não existe um único local onde as crianças possam beber um pouco de água, onde não existem bocas de incêndio, neste mesmo local, a Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu comemorar o Dia Mundial da Criança, levando para este “campo minado” milhares de crianças durante uma semana…
Apesar de todos estes perigos, a Câmara Municipal acertou em alguma coisa… O tema das comemorações no Parque Urbano da Rabada era a “Brincadeira”, e esta, foi efectivamente a forma como a Câmara Municipal de Santo Tirso encarou a segurança dos mais pequenos... como uma Brincadeira!Pensamos ser de uma irresponsabilidade imensurável, expor crianças a tamanhos perigos! Apenas os irresponsáveis conseguem sujeitar crianças a uma situação destas!
Ver em: http://jsdsantotirso.blogspot.com
E se a JSD não tivesse trazido o assunto para cima da mesa...? (3 de Julho)
Onde será que já ouvimos isto?
Passados 2 anos desde a sua inuguração (à pressa), o Eng. Castro Fernandes lembrou-se que o Parque Urbano da Rabada:
- não tinha casas-de-banho decentes
- não tinha bar/esplanada
- não tinha acessos
- não tinha recreio infantil
Deixamos uma pergunta no ar:
"E se a JSD não tivesse trazido o assunto para cima da mesa?"
Ver em: http://jsdsantotriso.blogspot.com
Festas S. Bento - Santo Tirso - 6 a 11 Julho
6 de Julho
- 22h: Banda DIZ.PÁRA (Praça 25 de Abril)
- 23h: Banda MIND DA GAP (Praça 25 de Abril)
- 24h: Sessão de Fogo Preso (Praça 25 de Abril)
7 de Julho
- 22h: MICKAEL CARREIRA (Praça 25 de Abril)
- 24h: Sessão de Fogo Aquático e Cachoeira (Ponte do Rio Ave)
8 de Julho
- XXII ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE SANTO TIRSO A CIDADE
9 de Julho
- 22h: Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (Praça dos Carvalhais)
- 23h: Tuna Académica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Praça dos Carvalhais)
10 de Julho
- 22h: ANDRÉ SARDET (Praça 25 de Abril)
- 24h: Sessão de Fogo no Ar
11 de Julho
- 19h: Missa Solene em Honra de S. Bento (Mosteiro de S. Bento)
Encerramento das Festas
03 julho 2007
Cor-de-Rosa? Não percebi...

O Jogo: http://www.ojogo.pt/
O Benfica com equipamentos cor-de-rosa? Onde é que o SLB foi buscar tal estúpida ideia?
02 julho 2007
Transformação identitária de 5 cidades portuguesas (I) - Aveiro

Concerteza teria sucesso!
Ricardo Quaresma
A inconsistência de José Sócrates
Revista Sábado
SL Benfica 2007/2008 - Rumo ao título
Constituição do plantel:
Guarda-Redes
- Quim
- Moreira
Defesas
- Nélson
- Luisão
- Zoro (ex-Messina)
- Anderson
- David Luiz
- Leo
- Miguelito
Médios
- Petit
- Katsouranis
- Manuel Fernandes (regresso depois de um ano de empréstimo)
- Nuno Assis
- Rui Costa
Avançados
- Simão Sabrosa
- Nuno Gomes
- Cardozo (ex-Newell's Old Boys)
- Bergessio (ex-Racing de Avellaneda)
- Mantorras
- Fábio Coentrão (ex-Rio Ave)
Por resolver: Miccoli, Moreto, Pedro Correia, Marco Ferreira, Paulo Jorge, José Fonte, Manú
Relação dos magistrados portugueses com as novas teconlogias da informação e da comunicação (TIC)
01 julho 2007
As dez licenciaturas mais procuradas
2- Psicologia
3- Farmácia e Nutrição
4- Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagística
5- Direito
6- Economia
7- Gestão e Administração
8- Jornalismo e Comunicação Social
9- Relações Internacionais e Ciência Política
10- Sociologia
As melhores faculdades de cada curso:
Medicina
1º Fac. Medicina da Univ. de Lisboa
2º Fac. Medicina da Univ. do Porto
3º Fac. Medicina da Univ. de Coimbra
3º Inst. Ciências Biomédicas Abel Salazar
5º Fac. Ciências Médicas da Univ. Nova de Lisboa
Psicologia
1º Univ. do Minho
2º Psicologia e Ciências da Educação: Univ. de Coimbra
3º Fac. de Psicologia e Ciências da Univ. de Lisboa
4º Fac. de Psicologia e Ciências da Univ. do Porto
5º Psi.: Inst. Sup. Trabalho e Empresa (ISCTE)
Farmácia e Ciências da Nutrição
1º Ciências Farm.: Fac. Farmácia da Univ. de Lisboa
2º Ciências Farm.: Farmácia da Univ. do Porto
3º Ciências Farm.: Farmácia da Univ. de Coimbra
3º Ciências Farm.: Inst. Sup. Ciências da Saúde/Norte
5º Ciências da Nutrição: Univ. do Porto
Arquitectura e Arquitectura Paisagística
1º Arquitectura: Fac. de Arquitectura da Univ. do Porto
1º Arquitectura: Univ. Coimbra
1º Arquitectura: Univ. Téc. Lisboa
1º Arquitectura Paisagística: Univ. de Évora
5º Arq. Planemanto Urbano: Fac. Arq. Univ. Téc. de Lisboa
Direito
1º Fac. de Direito da Univ. de Coimbra
2º Fac. de Direito da Univ. de Lisboa
3º Fac. de Direito da Univ. Católica Portuguesa, Lisboa
4º Fac. de Direito da Universidade Nova de Lisboa
4º Fac. de Direito da Univ. Católica Portuguesa, Porto
Economia
1º Fac. de Economia da Univ. Nova de Lisboa
2º Fac. de Ciên. Econ. e Empr. da Univ. Católica, Lisboa
3º Fac. de Economia da Univ. do Porto
4º Univ. Católica Portuguesa, Porto
5º Univ. do Minho
Gestão e Administração
1º Fac. de Economia da Univ. Nova de Lisboa
2º Univ. Católica, Lisboa
3º Inst. Sup. Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)
3º Univ. Católica, Porto
5º Inst. Sup. de Eng. e Gestão (ISEG) da Univ. Téc. de Lisboa
Ciências e Tecnologias da Comunicação
1º Comunicação Social: Univ. do Minho
2º Ciências da Comunicação: Univ. da Beira Interior
3º Novas Tecnologias da Comunic.: Univ. de Aveiro
4º Comunicação Social: ISCSP, Univ. Téc. de Lisboa
5º Ciências da Comunicação: Univ. Fernando Pessoa
Ciência Política e Relações Internacionais
1º Relações Internacionais: ISCSP, Univ. Téc. de Lisboa
1º Relações Internacionais: Univ. do Minho
3º Relações Internacionais: Fac. de Econ. da Univ. de Coimbra
4º Ciência Política: ISCSP, Univ. Téc. de Lisboa
5º Ciência Política e Rel. Inter.: Univ. Nova de Lisboa
Sociologia
1º Sociologia: ISCTE
2º Sociologia: Fac. de Economia da Univ. de Coimbra
3º Sociologia e Planeamento: ISCTE
4º Sociologia: Fac. de Letras da Univ. do Porto
5º Sociologia: Univ. Nova de Lisboa
Fonte: suplemento da revista Sábado
1º Encontro de Bloggers e Leitores de blogs do Minho
Mais informação no blog: http://blogminho.blogspot.com
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(375)
-
▼
julho
(39)
- Boa sorte Simão!
- Pausa...
- Eleições para o PSD - II
- Eleições para o PSD
- A felicidade traz saúde!
- C.D.Aves e Leixões prestam homenagem a Zé António
- Queremos uma árvore para o Largo da Tojela
- Hospitais públicos - o pobre é quem mais sofre
- Transformação identitária de 5 cidades portuguesas...
- O "pai da Trofa" (leia-se Marques Mendes) com mais...
- C.D. Aves x F.C. Tirsense - Jogo de Apresentação
- A crise no PSD - Marques Mendes anuncia eleições p...
- Churrasco "em família"
- Homogeneidade de valores na Europa
- Cavaco Silva e José Socrates - II
- Nós temos problemas de saúde ou problemas de doença?
- Vila das Aves - Entre Douro e Minho
- Transformação identitária de 5 cidades portuguesas...
- A educação multicultural - o outro como ponto de p...
- A doença como fenómeno social
- Imagens de Salazar
- Em Santo Tirso a palavra desenvolvimento não const...
- A importância de garantirmos um desenvolvimento su...
- A maior maravilha do Mundo!
- A amizade...
- Parabéns JSD!
- Eleitos os 7 Pesadelos de Santo Tirso
- Desportivo das Aves 2007/2008
- Transformação identitária de 5 cidades portuguesas...
- JSD denuncia estado do Parque da Rabada - Câmara d...
- Festas S. Bento - Santo Tirso - 6 a 11 Julho
- Cor-de-Rosa? Não percebi...
- Transformação identitária de 5 cidades portuguesas...
- Concerteza teria sucesso!
- A inconsistência de José Sócrates
- SL Benfica 2007/2008 - Rumo ao título
- Relação dos magistrados portugueses com as novas t...
- As dez licenciaturas mais procuradas
- 1º Encontro de Bloggers e Leitores de blogs do Minho
-
▼
julho
(39)