08 julho 2007

Em Santo Tirso a palavra desenvolvimento não consta do dicionário

O desenvolvimento implementado na cidade ...não é o mais adequado às suas reais necessidades. (...)
Não tem evoluído da forma que todos desejariamos, sobretudo porque não estamos a fazer nada pela captação da juventude, tanto a nível da habitação, como das ofertas de desporto e lazer. Como aqui não encontram o que querem têm de ir procurar essas ofertas fora de Santo Tirso. Aqui a juventude está bastante esquecida. Em termos de desporto temos o pavilhão municipal mas este equipamento não chega para preencher todas as necessidades da população.
Também a pouca oferta cultural é relembrada como uma da necessidades mais urgentes visto que a este nível apenas se vão fazendo alguns remendos quanto a esta situação real.

José Graça, presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso

E não foi somente o presidente da Junta de Freguesia que se deparou com tal lamentável realidade tirsense. Não esqueçamos que foi precisamente nisto que mais incidiu o campo de batalha de João Abreu candidato do PSD à Câmara Municipal. Santo Tirso não tem nada para oferecer aos jovens: não tem habitação, não tem espaços de cultura e lazer, não tem infra-estruturas desportivas suficientes e de relativa qualidade, não tem universidade que chame outros jovens ao concelho, não tem nada... É triste viver em Santo Tirso.
Tal leva a que sejam outros Municípios a enriquecer com o dinamismo e participação dos jovens tirsenses. Estes trabalham noutros concelhos visto que Santo Tirso nada tem para oferecer aos seus jovens, sobretudo aos jovens mais qualificados; vivem e têm habitação nos concelhos vizinhos onde essa é mais acessível; vão ao cinema e ao teatro fora: Porto, Guimarães, Maia, Famalicão e outros sítios. A nível de cultura também nada tem, veja-se o Centro Cultural de Vila das Aves que andou inúmeros anos a ser construído com paragens na construção do edifício, inaugurada a três meses das autárquicas como mais uma bandeira de obra feita apresentada pelo sr. presidente da Câmara Eng. Castro Fernandes e que agora não tem um programa cultural capaz de cativar a população da freguesia e de todo o concelho.

Até os munícipes ja reparam que em Santo Tirso não há vida, não há nada. Pelos vistos, só o sr. presidente da Câmara é que não percebeu isso.

1 comentário:

INFORMANIACA disse...

Apresentação do livro "Cabo do Mundo"

No próximo dia 20 de Julho, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso será apresentado pelo escritor e poeta Albino Santos, às 21h30, o livro “Cabo do Mundo” da autoria de Laura Costa.

Abraço,
Laura Costa

Arquivo do blogue