14 julho 2007

Homogeneidade de valores na Europa

No livro Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Jorge Vala fala da surpreendente conclusão a que chegou: a relativa homogeneidade do sistema de valores entre os europeus. E que afinal não somos assim tão diferentes uns dos outros, pelo menos no que concerne ao sistema de valores.

Quando fala de valores, Jorge Vala refere-se a objectivos finais da existência, a objectivos que as pessoas consideram socialmente desejáveis. Os valores são ideias, projectos, crenças. São os princípios que pensamos que devem orientar a vida social.


Para o sociólogo os valores sociais estão agrupados em quatro categorias:

1- Na primeira Jorge Vala inclui os valores universalistas, relacionados com a preocupação com os outros, com a benevolência, o bem-estar social dos mais desfavorecidos.
2- Em oposição a este conjunto de valores ele refere aquilo a que apelida valores de autopromoção pessoal, asociados ao poder, à dominância e à hierarquia social.

3- Depois aparecem os valores que estão associados à conservação como sejam a tradição, o conformismo, a segurança.
4- Em oposição a estes temos os valores de abertura à mudança como a estimulação, o interesse pela novidade, o praxer, a gratificação, a independência, a criatividade, a exploração, a descoberta.

Esta organização em torno destas quatro categorias foi a maior surpresa do autor.
A segunda foi constactar que os europeus dão importância ao mesmo tipo de valores: maior importância aos valores de universalismo do que aos de autopromoção, hierarquia e estatuto social (do meu ponto de vista isto não deixa de ser controverso. Sempre pensei que cada vez mais os indivíduos se interessassem pela sua mobilização hierarquica ascendente, pela promoção social, pelo angariar de um elevado estatuto social); maior importância aos valores da conservação do que aos valores de abertura à mudança.

1 comentário:

Bárbara Cunha disse...

Pois é... temos séculos de tradição iluminista! No entanto, na Europa de hoje em dia, os valores são contraditórios...
Daí a tão falada crise de valores que afecta a Europa, não só a dos 27, mas TODA a Europa...

Arquivo do blogue