02 julho 2007

Transformação identitária de 5 cidades portuguesas (I) - Aveiro




A Veneza portuguesa




..é um dos estereótipos mais conhecidos da cidade de Aveiro: a Veneza portuguesa. (...) revela a centralidade que a Ria assume nos discursos representacionais da cidade.

Apesar de ser evidente o peso da história parece não ser, em Aveiro, a característica identitária omnipresente que é nas outras cidades. (...) O património histórico, que é um recurso identitário em todas as cidades, não é, em Aveiro, um património construído. O património histórico da cidade é a Ria, que se assume como a imagem de marca da cidade e que se constitui como o seu coração, desempenhando o mesmo papel simbólico que os centros históricos desempenham noutras cidades.

A Ria(...)que deu origem a actividades comerciais ou profissionais bem como a sociabilidades que moldam a identidade local.
A um segundo nível representacional, Aveiro é conhecida como a "Capital do Barroco". Não sendo uma cidade monumental, o seu património arquitectónico é(...)essencialmente de carácter religioso. O Museu de Aveiro aparece nas monografias como o monumento mais significativo da cidade. O facto de ser rico em arte sacra do período barroco, com um dos episódios mais valiosos existentes em Portugal, acaba por granjear essa fama de "Capital do Barroco" que ao nível da análise monográfica não se torna tão insinuante quanto a de "Cidade Aquática".
A valorização simbólica do Museu de Aveiro e do Mosteiro de Jesus, o antigo convento onde está instalado, deve-se à sua ligação à personalidade histórica mais representativa de Aveiro: a Princesa Santa Joana que aí viveu, está sepultada e dá o nome à rua no qual o museu está instalado.
Uma imagem mais recente e menos divulgada de Aveiro, mas presente nas monografias, é a de "Pátria do Azulejo". O edifício que resta da fábrica(...)é cada vez mais um símbolo da tradição da olaria/azulejaria que é, ele próprio, uma marca da identidade local.
Por fim, uma referência à gastronomia para salientar um dos símbolos mais reconhecidos de Aveiro.(...)alguns pratos de peixe, reavivando a importância da Ria e do Mar, e, inevitavelmente, a doçaria conventual onde os ovos-moles são um sinónimo de Aveiro.
IV Congresso Português de Sociologia

5 comentários:

Lygi@ disse...

Ai Aveiro city, Aveiro city!!!mt linda, aconselho ;)bons momentos nas bugas e na procura pelos ovos moles,lol...E há ainda a fantástica pousada da juventude e os magnificos colchões de esponja, hehe!...mas foram bons momentos, tirando o facto de ter sido o ano em que a "passarada vermelha" voltou a ser campeã...LOL.

Helena Antunes disse...

Passamos uns dias porreiros!
Foi tão fixe andar de buga! Lembraste que fomos até Ilhavo com elas? Se a polícia nos apanhava é que ia ser bonito!!!

Os colchões eram do pior. Dormi pessimamente a afundar-me no colchão.

Pois é O SLB foi campeão nesse ano! Que bom!

Lygi@ disse...

Pois foi, ia sendo presa...Ai Jesus, eu tão inocente ia presa por vossa culpa, lol...
Helena, ainda bem que tás de acordo que slb e passarada são a mesma coisa, lol!!!

Helena Antunes disse...

Pois é, é... Vê lá se a passarada conquista o título na próxima época e vocês ficam a olhar para cima!

Lygi@ disse...

LOLADA!!!...

Arquivo do blogue