09 julho 2007

A educação multicultural - o outro como ponto de partida

Muitos professores dizem não estarem preparados para responder à diferença. Ainda que seja um dos seus deveres profissionais, podem ter direito de continuar a não cumprir tal dever. Dizem não possuir formação para diversificar aprendizagens, mas nada fazem para repensar a organização da sua escola, de modo a dar resposta à diversidade. Não estão preparados, mas não buscam preparar-se. Não têm formação, nem a providenciam. É mais fácil o faz-de-conta dos "planos de recuperação". É mais fácil excluir do que humanizar a escola. O problema da escola fica resolvido. Ficará resolvido o problema dos alunos? Ficará resolvido o dos professores?

Professor José Pacheco, 2006

Cada ser humano é único e irrepetível. É indispensável considerar o ritmo de cada criança, o estilo de inteligência de cada criança, a cultura de origem de cada criança, o capital linguístico de cada criança, o repertório de linguagens de cada criança. Quando cada qual for cada qual, e os professores deixarem de ensinar a todos como se fossem um só, quase todas as causas do insucesso no aprender a ler e a escrever estarão erradicadas.

Professor José Pacheco, 2006


Nota: o contexto em que o professor José Pacheco fala respeita à forma de lidar com a diferença na escola. Contudo, estas citações apresentam-se-me como da maior pertinência para falar da educação multicultural.

1 comentário:

Anónimo disse...

É um dever dos professores diversificar a aprendizagem, de modo a fazer chegar a educação a cada um dos alunos.

Apesar das causas do insucesso escolar advirem de vários factores, sem dúvida que este é um factor preponderante para o insucesso escolar.

Gostei muito do blog...

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