25 outubro 2007

Ainda sobre o Racismo e a Xenofobia




Carlos Silva (meu professor na Universidade do Minho, nomeadamente nas disciplinas de Teoria Sociológica I e Sociologia da Solidariedade e Exclusão Social) é um excelente sociólogo da investigação, sobretudo muito trabalho tem feito nestas áreas de discriminação e exclusão social. Os grupos étnicos e culturais minoritários como os ciganos e os imigrantes africanos têm sido um dos seus campos de batalha. Por um lado, os ciganos uma boa parte dos quais vive em extrema precariedade e são remetidos a um certo ostracismo devido ao seu auto-fechamento. Por outro lado, os imigrantes africanos tidos como indivíduos mais vulneráveis.
Penso que muito aprendemos com o Professor Carlos Silva no que a esta temática respeita, mais teriamos aprendido se o tempo o tivesse permitido. Talvez seja dos melhores investigadores portugueses nesta área.
Recomendo, entre muitos outros, estes dois textos do professor Carlos Silva:
- Manuel Carlos Silva, "Racismo e Conflito Interétnico: elementos para uma investigação", Revista Crítica de Ciências Socias, nº 56, Fevereiro 2000
- Manuel Carlos Silva e Maria Goretti Pinto, Conflitos Interétnicos Latentes: um Estudo de Caso no Concelho de Barcelos", Sociedade e Cultura 6, Cadernos do Noroeste, Série Sociologia, Vol. 22, 2004
De salientar que no concelho de Barcelos o professor encontrou práticas de discriminação muito acentuadas relativamente a estas minorias, como ele refere também no Jornal de Notícias de hoje.

Sem comentários:

Arquivo do blogue