12 outubro 2007

Temas da actualidade (III) - A obesidade

A obesidade é uma situação que resulta do desiquilíbrio energético entre as calorias que se ingerem e as que se gastam com o metabolismo basal do organismo e a actividade física de cada dia.



Em Maio deste ano foi criada a Plataforma contra a Obesidade estando a funcionar com carácter efectivo desde Julho. Os seus dois grandes objectivos são:
- avaliar o impacto da obesidade
- avaliar o excesso de peso em Portugal

Técnica usada: um grande inquérito a nível nacional com uma amostragem que pretende cobrir todo o território.
Objectivos:
- saber qual a percentagem de obesos e que grau de obesidade há entre as crianças
- fazer uma vigilância mantendo actualizados os levantamentos de prevalência da obesidade
- acção sistemática ao nível dos serviços de saúde, treinando os profissionais de saúde por forma a serem capazes de dar as melhores respostas às pessoas que têm excesso de peso ou são obesas. Os profissionais de saúde em Portugal não têm ainda um treino satisfatório na área da nutrição e na abordagem à obesidade. Há pouco treino nesta área nas faculdades de Medicina e nas escolas de Saúde.

As crianças portuguesas têm sido a principal preocupação no que ao excesso de peso e obesidade diz respeito, ganhando contornos deveras preocupantes. Portugal é o segundo país com mais casos de excesso de peso e obesidade em idade infantil. Um terço das crianças portuguesas têm peso a mais. Aqui, a intervenção junto dos poderes locais é uma aposta dado que são eles que têm como tarefa fornecer a alimentação a muitas crianças do ensino pré-escolar e do básico.

Infelizmente o nosso sistema de saúde funciona mais para corrigir situações de doença e não funciona ao nível da prevenção, da manutenção da saúde, da vigilância. Neste contexto, em que os sistemas públicos de saúde respondem quase unicamente pelas situações de doença, os testes genéticos acabam remetidos para a prática privada, entre os clínicos e nutricionistas que tomam a iniciativa de os pedir, e os laboratórios - a pedido dos doentes que podem pagar.

Fonte: Notícias Magazine de 7 de Outubro de 2007

Os hábitos alimentares dos portugueses têm-se alterado de forma signifivativa nas últimas décadas, levando ao aumento do consumo diário de muitos e novos produtos alimentares.
Tal resultou claramente das grandes mudanças sociais, económicas e mesmo demográficas ocorridas no país desde a década de 70. O livro Portugal Social do sociólogo António Barreto explica muitas destas alterações nos hábitos dos portugueses.

Sem comentários:

Arquivo do blogue