12 outubro 2007

Os "Jotinhas"

Sou uma "jotinha" com muito prazer, obrigada.

A nossa sociedade essa sim medíocre e comodista gosta de criticar vivamente as juventudes partidárias de coisas completamente descabidas. Também na blogosfera intensificam-se os discursos e opiniões perjurativas relativamente às juventudes partidárias, o que afecta perplexamente a minha frágil mentalidade. Oueu faço parte de uma juventude política que é uma excepção muito rara de trabalho, dinamismo e empenhamento na política local, ou eu ando muito enganadinha e faço parte de uma cambada de gente incompetente, oportunista, oca, tachista e então não me enquadro aqui.
Muito acusam os "jotinhas" de serem menininhos ricos, sem o mínimo de intelectualidade e cultura geral e que vêem nas juventudes partidárias uma forma de se meter na política e "arranjar tacho" nas autarquias ou instituições afim. Como eu acima citei, de certeza que estou numa "jotinha" que é uma excepção. Nenhum de nós, ou pelo menos a maioria, somos meninos ricos, filhos de engenheiros, arquitectos, médicos, professores ou advogados, esses sim que sempre tiveram e têm tudo o que querem, esses sim por cunhas e tachos. Nós somos pessoas de classe média, de baixo/médio estatuto social.
Acusam-nos de estupidez, ignorância, falta de cultura e intelectualidade quando todos nós, repito todos nós, frequentamos cursos de ensino superior. Muitos de nós já estamos licenciados, outros continuam a frequentar a universidade. desde as mais diversas licenciaturas: Sociologia, Relações Internacionais, Direito, Marketing, Arquitectura, Informática, Tradução, etc. etc. Por isso chamar-nos de burros e ocos é um completo atentado.
Mais uma vez falando pela J da qual faço parte, não é intenção de algum de nós andar aqui para arranjar tacho (aliás deve ser por isso que eu e muitos dos meus colegas continuamos desempregados...)mas tão somente para lutarmos por uma melhor política local que nos traga tudo aquilo de que a nossa população necessita e nomeadamente interesses em prol dos jovens. Aliás, o concelho em que habitamos é maioritariamente socialista, com um executivo camarário socialista que tudo domina no concelho. Não há hipótese nenhuma para os laranjinhas. Por isso, se funcionassemos por interesses imediatos na política estariamos todos na JS e não na JSD. Mas, graças a deus, nós somos pessoas inteligentes, cultas, empenhadas e dedicadas em fazer e lutar por um Santo Tirso melhor, que respeite e se interesse pelos anceios da população e dos jovens especificamente. A JSD de Santo Tirso orgulha-se de ter tomado iniciativa de muitas coisas que se veio a fazer no concelho. Muitas vezes a Câmara fez alguma coisa devido a situações que a JSD havia denunciado e enunciado antes. Orgulhamos de ter um grupo forte, consistente, dinâmico, temos ideais em que acreditamos e que queremos cumprir e trabalhamos muitas vezes por nós e sem necessitar de apoio do partido político que servimos. Para mais informações podem consultar o nosso blog (
JSD Santo Tirso) onde podem estar a par de muito do nosso trabalho e do intenso trabalho do presidente, Carlos Pacheco, na actualização do blog.
Acusarem-nos de não trabalhar na e para a política local, acusarem-nos de não nos cultivarmos e sermos ignorantes, acusarem-nos de não possuirmos qualquer tipo de preparação para a vida política, é o mais completo disparate.

6 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

As juventudes partidárias devem ser incentivadas, porque podem ajudar a recuperar os jovens para a política e melhorar a qualidade da política democrática.
Acredito nos jovens portugueses. Força Helena!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A propósito, já leu as provocações do Pacheco Pereira no Abrupto? Que pensa dele? Ele na SIC supõe que todos nós, bloguistas, somos atrasados e que não o compreendemos. Se tivesse tempo, lia-o bem mesmo e passava à crítica, mas a luta dele não me interessa. Não se candidatou...

Helena Antunes disse...

Francisco, obrigada pelo incentivo. É gratificante saber que há pessoas que acreditam e valorizam o nosso trabalho, que sabem ver que trabalhamos em prol de objectivos do interesse comunitário, ao invés de nos demonesprezarem.
Muito se fala e critica que os jovens hoje não se interessam minimamente pela política. Quando se interessam são criticados na mesma. Enfim...

Helena Antunes disse...

Francisco, O Abrupto é um blog onde raramente vou e quando vou faço uma leitura diagonal.
Qual é post a que se refere? Diga-me data e título e irei lá ver!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O da promoção do seu recente livro.

Anónimo disse...

Força Helena!! Estou contigo!!

Pessoas dessas não interessam a ninguem!

Em relação ao sr. Pacheco Pereira, é uma pessoa que não interessa!!

Só é incompreensivel, quem de facto o deseja ser.

Beijinhos e Força Helena!! Não desistas da tua "J" ;) acredita nela!!

Arquivo do blogue