03 outubro 2007

Aumenta o desemprego em Portugal



Ninguém faz nada???

Parece ser mais importante e urgente construir um novo aeroporto, a possibilidade de abortar gratuitamente, oferecer internet banda larga a algumas crianças e oferecer telemóveis aos idosos, em vez de se apostar em medidas que permitam uma maior empregabilidade aos portugueses, sobretudo os licenciados, e posterior inserção laboral.

Quando é que este país muda?...

10 comentários:

Anónimo disse...

Isto vai de mal a pior, e eu que o diga...
cá estou eu a trabalhar numa área que não tem nada a ver com a que sou formada....Espero que isto mude rapidamente e que encontre um emprego na minha área...
bjs

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Terrível e, pelo caminhar, vai piorar cada vez mais. Os empresários portugueses também não ajudam e, como digo no meu blogue, há licenciaturas que não valem nada e isto porque não se denuncia a corrupção existente e a má qualidade do ensino.

Anónimo disse...

Realmente sobre esta situação só posso criticar o governo.. Todavia, isto é um mal de ha muito tempo.. Não é este ou aquele governo que tem mais responsabilidades!! O sistema portugues funciona mal!! Demasiada burocracia, que por um lado expulsa empresas do pais, e por outro fecha as portas à sua entrada. Mas primeiro tem de haver uma transformação gigante nas mentes e cabeças dos empresarios tugas.. Estes preferem menor qualificação, e consequente menor ordenado, menor eficiencia mas que ate garante uma razoavel produtividade. Porém, é uma situação com culpa de ambas as partes.. Governo tem de criar incentivos as empresas, e as empresas tem que ser permissivas a esses incentivos. E não sei ate que ponto é que maior qualificações garantem mais emprego, com o andar na situação do pais. Contudo, o lógico seria, emprego mais acessivel, formação mais apetecivel para as empresas.

O governo tem de actuar urgentemente!! Tomar medidas drasticas se preciso! Os empresarios tem de abrir os cordoes à bolsa, deixarem-se de mariquices baratas e reclamar por eficiência, qualificação nas suas empresas. Sem recorrer a meios baratos e mesquinhos de teorias de produtividade.

Devia haver uma maior ligção entre o ensino e o mundo de trabalho!! Assim era mais facil a criação estrategias de sustentabilidade economico-social. Estabelecendo prioridades, estrategias que se coadunassem com as necessidades do pais.

Eliminando barreiras, criando oportunidades!!

Anónimo disse...

Ó minha cara Helena,
e qual é a mudança que preconiza?

Será aquela mudança em que mudam os nomes e a política é a mesma?

Não é isto que tem acontecido ao longo de 33 anos de democracia?

Diga-me lá se for capaz:

Em que é que o PSD é diferente deste PS?

O que é que fez Manuela Ferreira Leite, senão preocupar-se apenas com o défice, aumentar os impostos e iniciar o caminho que o PS continuou?

Qual é a responsabilidade do PSD no actual estado em que se encontra Portugal? Sim. Porque em 33 anos, o PSD esteve no Governo talvez um 20.

O que a leva a pensar que o PSD trará algo de novo a este país e a esta sociedade?

Helena Antunes disse...

Caro Vemelho Vivo, o meu intuito com este post é alertar o poder central (seja ele PS ou PSD) para tomar medidas que façam diminuir o número de desempregados, nomeadamente os jovens licenciados que andam anos e anos a estudar para depois não conseguirem inserção laboral na sua área.
Não é minha intenção acusar o PS de José Sócrates achando que o PSD faria melhor. Aliás quem me conhece sabe que, de uma forma geral, sou admiradora da política governativa de José Sócrates. Mas o combate ao desemprego foi a sua principal bandeira política na campanha para as legislativas e em vez de diminuir tem aumentado cada vez mais. Se é o PS que está no Governo é a ele que temos de exigir melhores condições laborais, se fosse o PSD eu exigiria de igual forma.

Anónimo disse...

Pois é, minha cara Helena.
Tocou exactamente na ferida quando diz que até é admiradora da política governativa de José Sócrates.
É exactamente a política governativa de José Sócrates que provoca esse mesmo desemprego.
E é admiradora porque sabe que se estivesse o PSD no poder, a política governativa com mais ou menos uns pontos e umas virgulas, seria a mesma.
É aí que se dá o paradoxo. A minha amiga ao insurgir-se contra o PS está implicitamente a insurgir-se contra a política governativa que o seu próprio partido sempre seguiu e seguiria se ainda estivesse no poder.

Não será isto uma verdade?

Desculpe-me a ousadia, mas dir-lhe-ia que efectivamente existem outros caminhos e outras soluções, tenho a certeza é que, também não os encontrará no seu partido.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Acrescento:
Não só existem outros caminhos, como é imperiosamente necessário olhar para eles como solução.

Helena Antunes disse...

E que caminhos e soluções são esses? E onde os vê? Não me diga que seria com o PCP no Governo do país?

Anónimo disse...

Se der um pouco mais de atenção às propostas do PCP, vai ver que descobre lá inúmeras coisas que provavelmente desconhece e quebrará esse preconceito de que o PCP não é alternativa. É óbvio que seria fastidioso eu escrevê-las aqui, mas como elas são públicas, é só dar-lhe um pouco mais de atenção.
Penso que é aligeirar demasiado a capacidade de análise dar como um dado adquirido a tese da "inevitabilidade" de o governo ter que ser o PS ou o PSD, ajudados ou não pelo CDS/PP.

No entanto, não quero que encare esta minha intrusão no seu blog como uma afronta, este esgrimir de argumentos é saudável e, discordando frontalmente do seu pensamento político, respeito a diferença de opinião e até, as possiveis razões da sua opção.

Helena Antunes disse...

Caro Vermelho Vivo, obviamente que não encaro a sua vinda ao meu blog como uma afronta. Bem pelo contrário. Terei todo o gosto que volte cá mais vezes e esteja à vontade para comentar sempre que quiser. São estas diferenças de opinião que enriquecem os post's e toda a discussão em volta deles.

Cumprimentos.

Arquivo do blogue