12 outubro 2007

A política do lixo

Hoje mais uma vez falo decepcionada com a política local que se faz neste concelho concretamente no que ao ambiente diz respeito. Deparei-me com uma situaçao que me acontece frequente e suponho que acontecerá a muitos habitantes desta vila e, todavia, deste concelho. Assim, hoje de manhã saí de casa a beber um iogurte que no espaço de dois minutos se foi. Era suposto colocar a embalagem num caixote do lixo. Mas onde estava esse caixote do lixo? Em lado nenhum. Deste modo, no caminho que percorri de minha casa até ao centro de saúde de Negrelos, que são cerca de vinte minutos a pé, não encontrei um único caixote do lixo. Acontece-me isto muitas vezes e então o que faço na maioria das vezes é colocar o lixo na minha mala até chegar a casa ou a algum sítio onde o possa depositar. Mas infelizmente nem toda a gente se preocupa com o ambiente e mesmo com a higiene e limpeza urbana. E, por vezes, enerva estar sempre a colocar lixo na malae algum torna-se mesmo impossível. E assim vamos assistindo a uma descontrolada e desnecessária poluição e lixeira urbana em cada canto destas terras.
Depois assistimos a muitas queixas nas Juntas de Freguesias tidas como culpadas por não fazerem a limpeza das suas ruas. Mas se a Câmara Municipal se preocupase em colocar mais recipientes do lixo distribuidos em número suficiente e eficiente pelas ruas, talvez não fosse tão necessário andar a varrer as ruas e muito menos assistiriamos a ruas de aspecto desagradável.


Urge uma política local que tenha mais em atenção o ambiente e suas repercussões sobre o planeamento urbanístico e qualidade de vida das suas populações.

2 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

Isto de reivindicar mais caixotes do lixo junto da Câmara Municipal, compete à Junta de Freguesia, para isso, seria suposto que estivesse sensibilizada para a questão do ambiente, o que não nos parece o caso, avaliar pelas crescentes lixeiras que proliferam um pouco por toda a vila, sem que ninguém mova uma palha,
ou seja, só se procura limpar o adro da igreja e junto do estádio de futebol, porque isso é que dá votos, não será assim, cara Helena Antunes?

Helena Antunes disse...

De facto, caro Beja Trindade, tem razão. Sítios mais visíveis como a igreja, o estádio, a estação, o mercado estão sempre limpos. E isso é positivo. Mas há locais onde os funcionários da limpeza raramente passam e, por tal, deviam existir mais caixotes do lixo pela vila para que coubesse também a cada um de nós proporcionar a limpeza e um bom ambiente para a nossa vila.

Cumprimentos.

Arquivo do blogue