19 outubro 2007

O problema das listas de espera e a negligência médica

Hoje ao assistir ao Jornal da Tarde vi mais uma vez ser focado o já conhecido grande problema das listas de espera nos hospitais para consultas de especialidade e para cirurgias.
Há pessoas que chegam a estar à espera cerca de 5 anos para uma consulta de especialidade o que, a meu ver, é um extremo exagero. A organização hospitalar tem de ser repensada. Os sucessivos Ministros da Saúde vão dizendo se preocupar com o tema mas na verdade praticamente nada tem sido feito. Entretanto, várias pessoas vão morrendo, acabando muitas por serem chamadas para consultam quando já jazem em paz.
No que concerne à espera para cirurgias o tempo médio de espera vai em 2 anos. Muito tempo para quem necessita de uma intervenção cirúrgica urgente. Já agora, sabem quanto tempo estive eu à espera para ser chamada para uma cirurgia ao nariz? Nada mais nada menos do que quatro anos e meio. Pois é, isto é uma autêntica vergonha. Mas depois faltei à cirurgia por receio do resultado final de uma equipa médica incompetente que prolifera no hospital de Santo Tirso.

Pois, não podemos esquecer que Portugal é dos países da Europa com maior negligência médica. E relativamente às intervenções cirúrgicas ao nariz no hospital de Santo Tirso tenho conhecimento de umas histórias engraçadas. Uma colega minha de liceu foi submetida a uma cirurgia ao nariz cuja operação teve um resultado final desastroso: o nariz que dava o tamanho para aí de cinco, inchaço e hematomas, enfim...cirurgia mal feita. Recentemente a mãe de um amigo meu foi submetida à mesma cirurgia e posteriormente ficou a sangrar ferquentemente do nariz. O Otorrino disse que era perfeitamente normal. A senhora achando estranho recorreu à sua médica de família que verificou que o otorrino lhe havia receitado um medicamento que era altamente incompatível com o outro que estava a tomar. Por pouco a senhora não "bateu a bota".
Quem tem dinheiro e tem estatuto social é atendido de um dia para o outro, é operado de um dia para o outro num qualquer hospital privado. E eu questiono: os médicos de hospitais públicos não estudam o mesmo que os médicos de hospitais privados? Os médicos não estudam o mesmo para quer atendam ou operem um engenheiro, um professsor, um agente da autoridade ou quer atendam um operário, uma padeiro, ou trolha? Então porque razão se é mais bem atendido quando se vai a um hospital privado ou quando se tem um grau académico ou se é economica e socialmente privilegiado?
Diz-se que em Portugal os médicos são mais bem formados porque são obrigados a fazer uma especialidade. Mas onde está o seu profissionalismo? Porque tem o nosso país uma alta taxa de negligência médica?


É por estas e por outras que eu sou obrigada a dizer "Detesto médicos".

Nota: Detesto ainda mais os "profissionais" de Direito

2 comentários:

Pedro Morgado disse...

"Pois, não podemos esquecer que Portugal é dos países da Europa com maior negligência médica."

Qual é a base para esta afirmação? Agradecia que disponibilizasses dados.

Helena Antunes disse...

Não disponho desses dados mas tal é constantemente referido pela comunicação social, daí vem a base da minha afirmação.

Já agora tenho curiosidade na tua opinião às perguntas por mim colocadas.

Arquivo do blogue