29 janeiro 2008

Comunistas portugueses uni-vos!...e evoluam

Ora o que fazem os comunistas portugueses? Em vez de se prepararem para as grandes batalhas que aí vêm, sindicais e políticas, no respeito pelos seus aliados naturais e pelo pluralismo, metem a cabeça na areia, como a avestruz, recusam-se a ver as novas realidades do mundo de hoje, em plena transformação e, em lugar de relerem Marx, com os olhos críticos de hoje e terem em conta a tão valiosa experiência adquirida, desde então, continuam apegados à cartilha stalinista e metem-se no bunker, prontos a morrer na sua, com os olhos vendados ao futuro. É lamentável!

Mário Soares, Diário de Notícias


Por uma vez, concordo com Mário Soares. Os comunistas parecem parados no tempo, recusam-se a perceber a realidade actual com que se deparam. Por contrário, continuam a viver uma realidade de há trinta e tal anos atrás, continuam a imaginar um país utópico e irrealista à boa maneira de Thomas More. Persistem numa luta anti-capitalista e vivem com essa perseguição ao capitalismo, como há uns tempos atrás Sócrates acusava o líder do PCP de ter a mania da perseguição do capitalismo. Continuam a proclamar uma luta entre a burguesia e o proletariado.
Reivindicam mil e uma coisas que sabem que, seja o poder central, seja o poder autárquico, não são capazes de cumprir. Estando os comunistas no poder seriam eles capazes de cumprir tudo o que pedem e reivindicam? Claro que não! Fazem-se amigos do povo porque sabem que como nunca estarão no poder, nada terão de cumprir.

O país mudou, a sua realidade demográfica, económica, social, cultural, política também mudou. Mudem também e adaptem-se à nova realidade.
Porque não relerem Marx, com os olhos críticos de hoje e terem em conta a tão valiosa experiência adquirida?

6 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

Nós os comunistas, já de há muito conhecemos Mário Soares e os seus aliados, Frank Carlucci, Henry Kissinger etc, etc...

"O que tu queres sei eu..."

BEJA TRINDADE disse...

Mário Soares, já não tem nenhuma credibilidade na sociedade portuguesa.
Que moral tem este homem, conhecido por ter metido o socialismo na gaveta, vir dar lições de marxismo ao PCP?

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes,

Diz que "os comunistas se fazem amigos do povo, porque sabem que nunca estarão no poder".
Para já quero-lhe dizer, os comunistas são amigos do povo, porque eles são o próprio povo, e depois dizer que nunca estarão no poder, essa afirmação é sentenciosa e persecutória, porque em democracia o povo é quem decide.
Porque será que vocês da direita, estão sempre tão preocupados com o rumo e orientações políticas do PCP?
Então os partidos, não são livres de seguir o seu caminho sem ingerências externas?
Que é que vocês querem ao PCP?

Helena Antunes disse...

Nós de direita, como vocês de esquerda, estamos preocupados com o rumo e orientações políticas do país. Apenas acho que o PCP vive de ideais do passado sem aplicabilidade actual.
Não quero nada ao PCP. O que tinha a dizer já disse, por tal nada mais tenho a acrescentar.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O sr. beja trindade tem a mania da perseguição do PSD.
Afinal o que quer o sr. beja trindade ao PSD?

Bárbara Cunha disse...

Não se trata de perseguições! Há uns tempos atrás apercebi-me que as políticas de direita e as políticas de esquerda se cruzam na sua raiz e na sua matiz de contribuir para tornar a vida do "povo" melhor! Não serão TODOS os partidos constituidos por pessoas do povo? O problema é que algumas pessoas são mais povo que outras, por isso alguns partidos estão mais próximos do povo que outros!

Apenas isto!
Procuremos todos, de direita e de esquerda crescer... em maturidade democrática.

Arquivo do blogue