13 janeiro 2008

I Jornadas Eurico de Melo (II)


“O papel da JSD na política local” constituiu o mote das Jornadas Eurico de Melo, iniciadas hoje (ontem) em Vila das Aves, numa iniciativa levada a cabo pela JSD de Santo Tirso. Contudo, a grande figura da sessão acabou por ser o fundador e histórico do partido que até deu nome a esta iniciativa. Segundo deu conta Carlos Pacheco, presidente da JSD local, Eurico de Melo terá sugerido a atribuição do nome de Sá Carneiro as estas Jornadas mas a opção da juventude laranja foi no sentido de homenagear aquele fundador do PPD/PSD até porque, e como sublinhou Carlos Pacheco, “não é qualquer jota que tem uma figura como Eurico de Melo no seu concelho”.

E se Eurico de Melo não condicionou o debate, pelo menos fez com que o desenvolvimento económico e social do município tirsense acabasse por estar presente nesta primeira sessão das Jornadas agora iniciadas pela JSD. Eurico de Melo, que começou por se referiu à fundação do partido no início dos anos 60, depressa direccionou a sua atenção para o município não poupando o seu próprio partido, ao referir-se à divisão do concelho como uma “grande asneira”. “A separação da Trofa, de que todos os partidos são responsáveis, a começar pelo PSD, levou a que Santo Tirso ficasse com a sua actividade económica reduzida ao têxtil”. Sem revelar grandes esperanças para o sector, Eurico de Melo acima de tudo mostrou-se preocupado com a falta de estratégia no sentido do desenvolvimento económico do concelho. “Onde estão os projectos, os estudos, as acções para sustentar e desenvolver a economia do concelho de Santo Tirso?”, questionou o fundador do PPD/PSD que não deixo de atribuir culpas por esta situação “aos que escolhemos para liderar politicamente o concelho”.

No entender de Eurico de Melo, Santo Tirso tem condições para ter três fortes pólos de desenvolvimento, nomeadamente na sede do concelho, em Vila das Aves e S. Martinho do Campo mas para já não é isso o que se vê, ainda que, na sua opinião, “as Câmaras Municipais têm o dever de criar as bases para o progresso dos seus municípios”. Eurico de Melo foi mais longe ao referir-se ao espaço onde outrora a colossal empresa do Rio Vizela deu emprego a milhares de pessoas. “É preciso reanimar, reestruturar, fazer daquele espaço um foco de desenvolvimento industrial nesta terra”.

Em Vila das Aves, Eurico de Melo, que em tempos se mostrou contra a regionalização, conforme o admitiu neste debate, afirma-se actualmente como um “combatente activo” a seu favor. E para além disso, fala na necessidade de “uma nova constituição, muito mais presidencialista e menos parlamentar”.

Ou seja, Eurico de Melo, a quem todos prestaram homenagem acabou por ser a figura destas Jornadas, ou não precisasse o país de “figuras com a sua tarimba” referiu Pedro Pinto - presidente da Câmara de Paços de Ferreira e um dos oradores convidados desta sessão - e mais anda esta região. “No norte há muito tempo que não se fala em vencer”, referiu o autarca que, acrescentou, mesmo correndo-se o risco de se ser considerado bairrista, “no Norte podemos e devemos fazer o debate sobre o que queremos”, até porque, sublinhou Pedro Pinto “um Norte Frágil é um país frágil”.

Quanto ao tema das jornadas propriamente dito - “O papel da JSD na política local” – algumas ideias fortes: “a política de juventude não é uma política de recreio. É a política da educação, do emprego… é, no fundo, de tudo o que tem a ver com o futuro”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Já o presidente da Comissão Nacional da JSD, Pedro Rodrigues focou o aspecto da formação e a necessidade de a jota formar “verdadeiros valores políticos” pois só assim conseguirá ser alternativa credível, não deixando, contudo de apelar para que a “os jovens assumam a irreverência” que lhes é natural.

Rui Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Bagunte (Vila do Conde) foi outro dos oradores convidados, detendo-se sobretudo na sua experiência enquanto autarca de uma freguesia de cor política diferente da da Câmara Municipal. E acima de tudo falou de dificuldades: dificuldade em lidar com um “dinossauro” do poder local, mas também dificuldade em mobilizar uma juventude que não tem um papel muito activo na sociedade.

Moderado por João Abreu, vereador do PSD na Assembleia Municipal de Santo Tirso, este primeiro debate realizado no âmbito das Jornadas Eurico de Melo teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Sem comentários:

Arquivo do blogue