10 janeiro 2008

José Sócrates decidiu (II)

Construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa será em Alcochete.

9 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente esta novela teve um fim.

Anónimo disse...

Escreverei em http://14demarco.blogs.sapo.pt/ sobre este assunto, mas desde já quero dizer que é uma decisão que enobrece o executivo de Sócrates. De todas as reacções dos líderes partidários destaco as palavras sensatas de J. Sousa.
Menezes, uma vez mais, preocupa-se mais com as palavras que Sócrates vai debitando do que com os projectos e com as políticas de q Portugal precisa. Menezes parece andar a imitar Joe Berardo. Dia sim, dia sim faz declarações públicas a criticar as decisões de Sócrates por muito acertadas que elas sejam. Disse mesmo que em menos de 24 horas, Sócrates deu o dito por não dito. Concorda com tudo o que Sócrates decidiu nessas 24 horas, mas a crítica barata tem sempre de sair da sua boca.

Ricardo Morgado

http://14demarco.blogs.sapo.pt/

AGRY disse...

Decidiu, está decidido!
A decisão sobre a localização dum novo Aeroporto, arrasta-se há anos!
Num gesto de “nobre patriotismo”, a confederação dos empresários deste país, optou, “desinteressadamente”, por elaborar um novo estudo.
Horas depois de ter sido recepcionado o relatório, o governo, decide-se por uma nova localização! Brilhante.
Eu sei, muita gente sabe, que os incondicionais fãs de Sócrates concordam com tudo, quer chova quer faça sol.
Apenas uma pergunta-resposta
Não possuo elementos, nem capacidade técnica para me pronunciar sobre a melhor ( ou uma das melhores localizações) para o Aeroporto. Já não tenho dúvidas sobre a decisão. Alguém, intelectual e politicamente sério, poderá tomar uma decisão sobre um assunto tão controverso num lapso de tempo?

Helena Antunes disse...

Sou da oposição mas louvo a atitude do Primeiro-Ministro. Como sabemos, José Sócrates sempre foi a favor da OTA como local para o novo aeroporto. Se quisesse lá construir o aeroporto, construía. No entanto, foi capaz de aceitar que se realizassem estudos sobre outros locais e foi capaz de ceder a Alcochete sabendo que se apresenta com certas vantagens.
Acho que pior figura fez Mário Lino que havia acusado aquela zona de deserto! :)

AGRY disse...

Porque a Helena me merece toda a simpatia,por um lado, e também temos que reconhecer o direito à diferença, não irei contestar o seu comentário.
Apenas me espanta a redescoberta do espirito eminentemente democrático de Sócrates

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Talvez uma má decisão para o futuro de Portugal. A Ota deve ser melhor opção. E para o Norte também era a melhor. :(

Helena Antunes disse...

Sim, para o Norte talvez fosse melhor a OTA dada a proximidade geográfica. Mas outros factores pesaram. Não sou a favor da OTA, como não sou a favor de Alcochete, sou a favor do que for melhor para Portugal. Apenas enalteço a posição de José Sócrates que foi capaz de ponderar outros locais e decidir-se por aquele que ele considera melhor, mesmo indo contra a sua posição inicial.

Francisco, não estou esquecida de comentar o post sobre Sociologia no seu blogue. Espero fazê-lo em breve! :)

Vitor Andrade disse...

Pois.. Ota vrs Alcochete.. Uma novela que se arrasta há muito tempo e que agora juntou o protagonista que faltava: Alcochete!

Sobre esse assunto, concordo com a Helena quando se refere ao que é melhor pa Portugal, mas penso que OTA Jamais! Lol. Essa próximidade com o norte do país não é tão dispare assim com a nova localização.. São 30km! Se tivessemos a falar da localização do aeroporto fora do país, ai sim ficava muito preoupado! Mas assim não vejo o porquê?! Em comparação com a Ota, a localização campo de tiro penso ser melhor do ponto de vista técnico, segurança, expansão, etc.. Ora, não se pode construir um aeroporto, cuja capacidade ficaria seguramente posta em causa só com a TAP, daqui a alguns anos.. É o que se diz por ai.. A Ota é limitada do ponto de vista de expansão e tem outros incovenientes, tal como Alcochete é certo, mas penso que são mais decisivos! No entanto, certas atitudes tomadas por algumas pessoas aquando da propaganda Ota é que é, não são digas dos cargos que ocupam.. Mário Lino não esteve bem!! Bem sei que esta nova localização fez despertar o interesse de enormes "papões" deste nosso país e cabe ao governo e a outras entidades competentes a correcta moderação destas vontades insaciaveis por parte da especulação e não so! Penso que o governo tomou a decisão correcta ao adoptar novas ideias e estudos para a nova localização do aeroporto. Isto também, pela enorme pressão social a que foi submetido nestes ultimos tempos. O que retrai um pouco da atitude activa deste governo, porque só quando "apertado" tomou as devidas providencias. Mas não devemos massacrar o governo, porque outros já passaram por lá e não mudaram em nada o discurso sobre o aeroporto! Ou seja, denota-se uma continuidade politica no que respeita a decisões, mas com a novidade da decisão final protagonizada por este governo.. E essa decisão, por aquilo que pude apurar não foi tomada num lapso de tempo.. Pelo menos foi o que referiu Mário Lino, ontem no programa da RTP, Prós e Contras!!

E uma boa oposição marca o país!! Sempre pela positiva, e não a reboque das decisões do governo, em que ora se concorda com tais decisões ora se discorda.. Mas cá é mesmo assim!!! Umas vezes o que é não pode ser, e outras o que não é tem de passar a ser! É a oposição que temos.. Não defendo o governo nem tão pouco a oposição feita a Ele, mas muitas vezes dá vontdade de rir.. E é um disparate autentico certas criticas feitas a este governo!! Enfim!! Mas realmente a oposição é assim!! Bem ou mal tem de ser do contra.. Lógico! É oposição.. Lol. Enfim! Só espero que em relação ao aeroporto não se caia no erro de ceder à especulação protagonizada pelos "gds" em Portugal! A Lusoponte já se chegou à frente, mas espero que não passe disso.. Vamos ver!!

Se alguem quiser ler o relatório do LNEC, pode consultar: www.moptc.pt

Espero que me perdoes por andar a fazer propaganda no teu blog cara madrinha ;p

LOL.

Beijinhossss

Helena Antunes disse...

Estás perdoado ;)

O teu texto está muito explicativo acerca da tua opinião!

Arquivo do blogue