11 janeiro 2008

Santo Tirso vive uma "calamidade social"

O deputado do PSD Agostinho Branquinho responsabilizou hoje (2ª feira) o PS pelo que classificou como "calamidade social" no concelho de Santo Tirso, com 15 por cento de desemprego."

Estamos numa situação de calamidade social. É a taxa de desemprego mais elevada no distrito do Porto", disse Agostinho Branquinho, no final de uma visita ao concelho de Santo Tirso dos deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto.

O deputado responsabilizou o Governo do PS e o executivo camarário de Santo Tirso, também de maioria socialista, pela situação em que se encontra o concelho, classificado em "terceiro lugar a contar do fim" no Indicador de Desenvolvimento Municipal (IDM), publicado em 2006 pelo Guia de Portugal."

Em 308 concelhos, Santo Tirso ocupa o lugar 306. Isto deve-se a uma gestão autárquica que está de mangas caídas", afirmou Branquinho, salientando que o IDM "foi feito por uma entidade independente", a Municípia.

Agostinho Branquinho acusou o Governo de falar apenas em "projectos megalómanos, como o novo aeroporto e o TGV", quando o problema da economia portuguesa é a falta de estímulos às Pequenas e Médias Empresas (PME) e de políticas activas de emprego."

O problema do país, infelizmente, não é esse [projectos megalómanos]. É o das PME", disse, responsabilizando o Governo pela "situação de depressão económica" que, em sua opinião, o país está a viver.

O deputado acusou também o Governo de não ter cumprido a promessa de reforço dos centros de saúde do concelho de Santo Tirso, depois de ter encerrado a maternidade e as "urgências" nocturnas no hospital local.

Agostinho Branquinho referiu que o PSD vai apresentar na Assembleia da República requerimentos ao Governo para a construção em Santo Tirso de três extensões de saúde e de duas variantes de acesso à sede do concelho.

LUSA [Via Fórum do PSD de Santo Tirso]

18 comentários:

Luis Melo disse...

Infleizmente estamos mesmo em estado de "calamidade"

vistem: http://santothyrso.blogspot.com/

BEJA TRINDADE disse...

Caro Observant,

Os PSDs, desde sempre deram cobertura a estas políticas de calamidade, e vem agora com lágrimas de crocodilo fingir, ou seja, fazem o mal e a caramunha.

Helena Antunes disse...

Caro Observant, de facto, é lamentável o estado de (não) desenvolvimento que o nosso concelho se encontra. Mas não culpo somente o Governo e executivo camarário tirsense, Culpo também os nossos munícipes de uma forma geral. Porque está o PS e o Eng. Castro Fernandes na Câmara há tanto tempo? Porque os eleitores do concelho de Santo Tirso votaram nele, certo? É por aqui que temos de actuar. Pela mudança de mentalidade dos nossos munícipes. Os tirsenses parecem ter aversão à mudança preferindo deixar tudo como está. "Antes este que alguma coisita vai fazendo. Os outros não saberemos se farão", pensarão os eleitores de Santo Tirso.
Agora resta que todo o concelho veja todo o mal sucedido como exemplo (Santo Tirso no IDM em 306º lugar em 308 concelhos; abuso de poder do presidente da Câmara; promessas não cumprimdas; fuga de importantes serviços do concelho, etc.) e vejam nas próximas eleições autárquicas a aposta na mudança. Mudança precisa-se!

Caro Beja Trindade, devo discordar com as suas palavras. O PSD tem apostado em projectos de mudança para o estado de "calamidade" em que o nosso concelho se emcontra. Por isso acho que as suas palavras não se justificam.

Cumprimentos a ambos.

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Onde estão os projectos de mudança que refere?
Será quando o PSD e o PS votam contra a moção da CDU, apresentada na Assembleia Municipal como proposta para inclusão de verbas em PIDDAC, com vista à construção do novo hospital público e outras obras no concelho?
Acha que o PSD com esta política, provocará alguma mudança.
Afinal, o que mudará?

BEJA TRINDADE disse...

Para completar:
O senhor deputado do PSD Agostinho Branquinho não referiu nem uma palavra sequer sobre o novo hospital público de Santo Tirso,será por mero acaso?
Ou será fruto da política de bastidores que tem sido apanágio do PS e PSD.

Helena Antunes disse...

Sr. Beja Trindade, se esteve a par das propostas e ideias do candidato do PSD nas últimas autárquicas, verificava que havia ideias para a mudança. O slogan "Paixão pela Mudança" é, por si, significativo. Mas mais que o slogan apresentaram-se ideias na: educação, juventude, habitação, economia, desporto, emprego, etc etc
Pelos vistos a população do concelho de Santo Tirso é que não apresenta vontade para a mudança. O PSD apresenta!

Peço desculpa em responder-lhe com questões, mas:
- Quem foi o partido que mais se empenhou na luta contra o encerramento da Maternidade?
- Quem foi o partido que mais reivindicou o encerramento da Secção de Finanças em Vila das Aves?
- Qual o partido que mais se preocupa com a juventude e seus problemas como: a não existência de uma universidade em Santo Tirso; os preços do IMI para a habitação; a falta de emprego, entre outros?
São somente alguns exemplos...

Abraço.

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Peço desculpa, mas onde estava a Helena quando se promoveram as manifestações de rua pelo encerramento da maternidade?
Se estivesse presente via que quem liderava o processo era sem dúvida as mulheres e os homens do PCP, não quero dizer com isto que não houvessem pessoas de outros partidos.
Em frente à Câmara, assim como na ida caravana automóvel ao Governo Civil do Porto.
Mais uma vez, peço desculpa, mas contaram-lhe mal a história.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Cara Helena,

Já todos sabemos que o Srº Beja Trindade, quando lhe faltam os argumentos, inventa, distorce, omite, etc.etc., para tentar passar a ideia de que só o partido a que pertence apresenta propostas que contribuem para o desenvolvimento de Santo Tirso.

Vai mais longe o Srº Beja Trindade, quando lhe faltam os argumentos, personaliza as questões e opta por atacar as pessoas, o que revela mesquinhez e falta de cultura democrática.

O Hospital de Santo Tirso não pode transformar-se num “troféu”, deste ou daquele partido. É verdade que o PCP teve um papel importante, aquando do encerramento da maternidade, mas não é menos que verdade que o PSD também o não tivesse tido. A referida manifestação, caso o Srº Beja Trindade não saiba, contou com a presença de membros da AM, vereadores, Presidentes de Junta e outros autarcas do PSD e o líder concelhio . Aliás, o actual líder do PSD e membro da AM, esteve sempre com a Comissão que se formou para tentar impedir o encerramento da Maternidade.

Como é do domínio público, Alirio Canceles integrou o grupo de membros da Comissão que se deslocou ao Governo Civil, que reuniu com o Presidente da Câmara de Santo Tirso, e que se descolou à Assembleia da República.

Ao contrário do que refere o Srº Beja Trindade, PSD, PCP, Liga do Amigos uniram-se contra o encerramento da Maternidade e reivindicaram a construção de uma nova unidade hospitalar.

A liberdade de expressão e de opinião, é uma importante conquista dos portugueses, e por isso, podemos discordar das opiniões do Srº Beja Trindade acerca do PSD, mas respeitamo-las, não podemos respeitar, é quem distorce a verdade e omite factos com terceiras intenções.

Um abraço
Alirio Canceles

BEJA TRINDADE disse...

Diga-me Senhor Alírio Canceles onde é que eu distorci a verdade e omiti factos?
Limitei-me a dar resposta aos comentários da sua colega de partido Helena Antunes. Então leia com atenção os referidos comentários, "quem foi o partido que mais isto, que mais aquilo" etc,etc.
Então a sua manifesta pluralidade, dá para aceitar este tipo de comentários unilaterais?

Um abraço
Beja Trindade
Vila das Aves

Anónimo disse...

Caro Srº Beja Trindade

Em democracia quem tira as conclusões são as pessoas que lêem os nossos comentários. Helena Antunes, é uma jovem avense que muito preso, pela ousadia, pela coragem e pela sua intervenção cívica determinada, principalmente num concelho que vive amordaçado.

Preso também todos aqueles que têm e exprimem opinião de forma pública, independentemente de partilhar ou discordar das suas opiniões. Por isso, e sem qualquer complexo, e apesar das enormes diferenças ideológicas estive com o José Alberto Ribeiro e com Fernando Moreira na defesa da Maternidade e do Hospital. Só com o empenhamento do PSD, do PCP e da liga dos Amigos do Hospital, foi possível fazer chegar as à Assembleia da Republica quase 10 mil assinaturas. É óbvio que face á maior implantação do PSD, era a este de competia recolher mais assinaturas, foi o que fez com naturalidade.

A Helena Antunes é uma militante do PSD com intervenção na estrutura da JSD, e por isso não concerta, nem tem que o fazer, as suas opiniões com o Presidente da PSD de Santo Tirso.

NO PSD não existe unanimismo, e o pluralismo assente precisamente na liberdade de pensamento e opinião. A Helena Antunes, apesar das suas convicções que não esconde, criou um espaço de intervenção extra-partidário, e por isso é que o Srº Beja Trindade nele pode intervir, mesmo quando é indelicado com a Helena.

BEJA TRINDADE disse...

Caro Senhor Alirio Canceles,

Pelo seu comentário, vou concluir que quem faz comentários elogiosos e delicados, será bem vindo, os restantes nem por isso.
Aí está o vosso pluralismo de imagem e ficção.

Anónimo disse...

boas meus senhores,

Era para me abster de comentar, mas este último comentário impeliu me a dizer, o Sr. Beja Trindade, mais uma vez quando lhe falta argumentos, ou vê que desconhece o assunto que se trata, o que acontece mauitas vezes, retrata-se em conclusões inócuas e descabidas, atacando a democracidade das pessoas e instituições, pondo em causa a cmpetencia e boa vontade destas, como aliás aconteceu neste seu ultimo comentário. Dá vontade de rir, "tal como tesourinhos deprimentes".

Atentamente

Anónimo disse...

Caro Srº Beja Trindade,

A minha preocupação, enquanto munícipe de Santo Tirso, mas também enquanto Presidente da CPS do PSD local, é fazer oposição ao actual poder socialista. O PCP em Santo Tirso, á sua maneira, também procura fazê-lo. Quanto ao Senhor Beja Trindade, parece estar mais preocupado com a oposição, do que com quem efectivamente gere o nosso concelho há 26 anos. É um direito que lhe assiste...!

Embora tenha consciência das suas convicções que respeito, porque não sou adepto de lógicas totalitárias, não quero atacar o PCP através de alguém que seguramente não o representa.

No entanto, sempre posso adiantar-lhe, que anda mal informado, porque se estivesse atento saberia que o PCP todos os anos, apresenta na Assembleia da República, requerimentos sugerindo a inclusão no PIDDAC de todas as obras que estão por realizar.

Depois, faz a mesma coisa nos concelhos. Pretendeu o PCP e eu referi-o na AM, que em 2008 se fizesse tudo o que não tinha sido feito nos últimos 15/20 anos. O PSD explicou que as moções/propostas devem em cada ano identificar as obras mais estruturantes e mais prioritárias. As moções/propostas devem ser realistas, passíveis de acolhimento e devem ter em conta a disponibilidade financeira para a sua implementação. Pretender num ano fazer obras que deveriam ter sido feitas ao longo dos últimos 15/20anos, é mero populismo e tem um único objectivo, que aliás o Srº Beja Trindade usou: “O PCP propões e os outros partidos não votaram favoravelmente”. Perceberá finalmente o Srº Beja Trindade o que está subjacente a estas propostas. Perceberá agora o Srº Beja Trindade, que as estas propostas deverão consubstanciar sentido de responsabilidade.

Quanto ao Hospital público de Santo Tirso, acha normal que numa altura em que o Governo está investir cerca de 15 milhões de euros (bem ou mal) o PCP venha propor que em 2008 seja feito um novo edifício hospitalar? Então não era mais apropriado que neste momento as nossas atenções sejam recentradas nos serviços de proximidade, nomeadamente na requalificação/construção das extensões de S. Martinho, Caldas das Saúde e Monte Córdova, bem como a dotação de pessoal especializado?

As propostas devem conter objectivos concretizáveis, e não servir como mera arma de arremesso politico/partidário. Só assim conseguiremos tornar consequente a nossa acção.

Cumprimentos

BEJA TRINDADE disse...

O Sr. Alirio Canceles diz que a sua preocupação é fazer oposição ao poder socialista na CMST. Depois de ler o comentário do Sr. Alirio Canceles fica a dúvida onde está a fronteira entre o poder PS e a oposição PSD na CMST.
Diz por exemplo que o PCP faz propostas irresponsáveis e populistas, ou seja, quando o PCP apresenta propostas para que se construa o novo hospital público em Santo Tirso, segundo o responsável máximo do PSD de Santo Tirso, chama ao PCP irresponsável e populista.
Sabe o Sr. muitíssimo bem que este hospital está prometido pela então ministra da saúde Maria de Belém Roseira desde 1998.
O PCP não fez mais que a sua obrigação para que se cumpra a promessa e na defesa dos interesses da maioria dos munícipes, no que concerne à saúde.
Agora o que o PCP não tem é duas caras, uma na praça pública e outra nos bastidores.
Quando o Sr. diz que não é oportuna a proposta do PCP, porque o governo ainda agora gastou 15 milhões, se não soubesse de antemão que estou a dialogar com o Sr. Alirio Canceles que se diz PSD, eu diria que este argumento vinha do Presidente da Câmara Sr. Castro Fernandes que se diz PS, tal é a sintonia de interesses, desde logo, na urgente construção do hospital privado.
Os munícipes tirsenses vão-se apercebendo aos poucos, que o PSD não será alternativa credível ao PS na CMST, para quem tinha dúvidas, a prová-lo estão aqui expressas as declarações públicas do responsável máximo do PSD de Santo Tirso.
Para terminar apenas queria lembrar ao Sr. Arilio Canceles que não há muito tempo vi no sitio do PSD de Santo Tirso a reivindicação do novo hospital público de Santo Tirso, será que agora prevalece antes o interesse do hospital privado em consonância com o PS?
Quanto à oposição do PSD, estou esclarecido.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Srº Beja Trindade,

Percebo e compreendo a sua fixação pelo PSD..! Percebo e compreendo a sua tendência para manipular informação e jogar com as palavras a seu bel-prazer…! Ainda bem que admitiu que o PSD ao longo dos anos reivindicou a construção do novo edifício hospitalar para Santo Tirso.

Sabia, o Srº Beja Trindade que a noticia do anúncio feito em pleno Hospital de Santo Tirso pela Drª Maria de Belém Roseira, foi divulgado pelo PSD em comunicado que foi público, e que está no sitio do PSD, incluindo a fotografia que serviu para alimentar outros blogues…!

Sabia, também o Srº Beja Trindade, que o PSD não votou favoravelmente a proposta da construção do novo hospital? Sabia, o Srº Beja Trindade que o foi o PSD o alvo das criticas dos socialistas pela posição que assumiu na Assembleia Municipal e na Vereação.

Sabia, o Srº Beja Trindade que foi o PSD em intervenção escrita que faz parte integrante da Acta da AM, quem referiu o seguinte, cito “…Outra dúvida ainda se levanta! A Câmara Municipal refere, que este projecto é “uma responsabilidade social que com este projecto se cumpre”! Atendendo que esta Câmara Municipal assume que essa responsabilidade se cumpre desta forma;

- Não estará esta Câmara a hipotecar a futura construção de um hospital público?

- Quais os impactos desta nova unidade sobre o hospital existente?”

Sabia, o Srº Beja Trindade, que foi o PSD num comunicado que enviou a todo o concelho de Santo Tirso, quem criticou o acordo celebrado entre a Câmara e Ministério da Saúde, e comparou o mesmo com outros concelhos que ficaram fortemente beneficiados?

Saiba, Srº Beja Trindade, a partir do momento que Câmara e Governo criam o Centro Hospitalar e resolvem fazer avultados investimento na unidade de Santo Tirso, a luta deve centrar-se na manutenção das actuais valências e na melhoria dos cuidados primários, onde as extensões dos Centros de Saúde e o reforço de médicos e enfermeiros se torna indispensável, e não andar como diz o povo “a bater no ceguinho” em atitudes de mero populismo.

Sabia, o Srº Beja Trindade, que já tinha sido anteriormente votada por maioria na Assembleia Municipal uma moção que foi enviada para o Ministério da saúde, onde se renvindicava a construção de uma nova unidade hospitalar? Pois é, deduzo que não saiba!

Saiba, Srº Beja Trindade que PSD, esteve, está e estará sempre vigilante em relações a qualquer possibilidade de encerramento de qualquer dos serviços ou valências do Hospital de Santo Tirso.

Recordo que num artigo de opinião publicado no jornal entremargens o Srº Beja Trindade referiu que nada tinha contra a construção do Hospital privado, será que mudou de ideias?

Quanto às questões de bastidores a que alude, só posso lamentar essa maldosa e grave insinuação, de mentes torpes e de quem verdadeira e democraticamente não consegue discutir os assuntos com seriedade, elevação e que na falta de argumentos se escusa nos ataques pessoas e nas insinuações de mercearia. POR ISSO, CARO SENHOR, DA MINHA PARTE NÃO TERÁ MAIS RETORNO, POIS DAQUI PARA A FRENTE FICARÁ A FALAR SÓSINHO.

Cumprimentos

BEJA TRINDADE disse...

Caro Sr. Alirio Canceles

Ficarei a falar sozinho, porque a vossa democracia não aceita críticas, essa é que é essa!...
Os vossos adversários só serão democratas, segunda a vossa versão, se vos elogiar, caso contrário bom... é aquilo que se vê no vosso comentário.

Cumprimentos

Luis Melo disse...

Não entendo como é que o Presidente do PSD Santo Tirso perde tanto tempo num blog a dar explicações/respostas ao um Blogger.

O Sr. Beja Trindade deve ser mesmo importante. Será que é? Eu não o conheço, mas gostaria imenso de conhecer. Sr. Beja Trindade, aceita um cafézito comigo?

Abraços

BEJA TRINDADE disse...

Caro Senhor Observant,

Não sei se Observant é nome próprio ou se é um pseudónimo.

Por regra não respondo a anónimos, contudo devo dizer-lhe se para si pessoa importante é sinónimo de protagonismo social ou dinheiro, para mim esse conceito não faz parte do meu vocabulário.

Cumprimentos,

Arquivo do blogue