É uma notícia avançada pelo Diário Digital e considero importantíssimo ler na íntegra. Este grave problema social afecta milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo crianças, e Portugal não é excepção.
...obrigados a prostituir-se, mendigar, cometer delitos ou que foram vítimas de redes internacionais que os utilizaram em trabalho infantil, adopções ilegais ou tráfico de órgãos.
De acordo com o «Relatório sobre Tráfico de Pessoas 2007», publicado em Junho passado pelo Governo dos Estados Unidos, Portugal «serve de destino e trânsito para o tráfico de seres humanos» e integra o segundo grupo do ranking de países que não cumprem os requisitos mínimos recomendados para o combate a este flagelo, embora se «esforce para erradicá-lo».
Vamos continuar parados face a este flagelo social? Ou seremos capazes de atenuar este fenómeno com vista à sua posterior erradicação?
4 comentários:
Penso ser quase impossivel a sua erradicação!! É um problema social sem fim à vista.. Dos mais graves do nosso planeta!
E sempre que existe uma luz ao fundo do tunel, ela não é mais que uma miragem cruel e desumana..
Olha, repara no exemplo do Quénia.. Antes considerado um país próspero e de referência em Africa, com muito turismo e em desenvolvimento crescente, agora deu no que deu.. Grande parte desse flagelo social, do tráfico de seres humanos, acontece não só mas também no continente africano, e este recente exemplo do Quénia so vem mostrar e reforçar a grande instabilidade politico-social-religiosa que se vive ainda no continente.. Portanto, daí à erradicação do tráfico vai um grande caminho!! Pode não haver relação directa com o exemplo dado mas indirectamente conta e muito!
Beijinhos
Mas lógicamente não é um problema só de Africa.. Lógico!! É um problema universal! De todos os continentes..
Joaquim Couto de volta?
Vejam em:
http://santothyrso.blogspot.com/
Helena, veja a minha última postagem e a referência a um livro meu que aborda o tráfico de menores na minha terra. Índico abraço!
Enviar um comentário