28 janeiro 2008

O bom e o mau do futebol

Este fim-de-semana o cenário futebolístico ficou marcado por situações lamentáveis no desporto. No Vitória Guimarães - Benfica do passado Sábado, que marcou a vitória do clube encarnado por 3-1, os incidentes nas bancadas foram mais que muitos, sobretudo vindo dos adeptos benfiquistas.
Situações destas dispensam-se porque mancham um espectáculo que tinha tudo para ser bonito tendo em conta que estavamos perante o maior clube português (o Benfica) e aquele que é indiscutivelmente o 4º grande clube português e que esta época é, para mim, o clube que tem vindo a apresentar o melhor futebol (o Vitória de Guimarães). Seja neste ou em qualquer jogo, situações de violência e crime dispensam-se. O que aconteceu no Sábado por parte de adeptos do meu clube, inclusive com o esfaquemento a um adepto vitoriano, é deveras lamentável. Isto tem de acabar.


Contudo, temos de convir que o Benfica é o maior clube português e o Vitória tem sido uma equipa excepcional esta temporada, um verdadeiro Grande, e a sua vitória no jogo implicaria a conquista do 2º lugar deixando o Benfica a descer um lugar na tabela classificativa. Naturalmente os adeptos sentiam-se enervados.
Mas a violência não pode servir de desculpa para nada. Este tipo de cenas têm de ser combatidas ou, pelo menos, atenudas. Castigadas independentemente de que clube venham. Só que parece que quando vêm do Benfica isso causa incómodo a muita gente, porque será? Pura inveja da sua dimensão e grandeza!

2 comentários:

Paula disse...

Sendo uma verdadeira adepta do chamado desporto rei e, também, do fair-play é com enorme tristeza que assisto a esta violência desnecessária e que não tem nenhuma justificação. A violência que se assiste em alguns jogos, não só fisica como verbal é de lamentar e mancha o desporto.Que gritei, que incentivem a sua equipa do principio ao fim do jogo mas sem nunca agredir ninguem.
O desporto é bonito e mexe com sentimentos como a paixão, por isso não vale a pena estragar com cenas lamentaveis...vivam o desporto e sempre com fair-play quer se ganhe quer se perca.

Helena Antunes disse...

Cara Paula, concordo!

Arquivo do blogue