11 setembro 2007

11 de Setembro de 2001 - seis anos passaram...

Os atentados de 11 de setembro foram uma série de ataques contra alvos civis nos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001. Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram seqüestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono[1][2], no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu[1][2]. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.







Entretanto, o novo vídeo de Osama Bin Laden foi divulgado, na passada terça-feira, pela rede Al Qaeda coincidindo com o sexto aniversário dos atentados de 11 de Setembro ocorrido nos Estados Unidos em 2001. No vídeo, o mesmo Bin Laden aparece elogiando um dos autores do atentado descrevendo-o como um exemplo a seguir pelos jovens islâmicos.

Hoje Bin Laden volta a aparecer num video na internet ao marcar o sexto aniversário dos atentados terroristas a New York e Washington.

5 comentários:

Sara 99 disse...

Passaram 6 anos, mas parece que ainda é difícil acreditar naquela barbárie. Ainda é muito difícil prever e avaliar as consequências do 11 de Setembro, para além das evidentes e apertadas normas de segurança e das vítimas que todos os dias sucumbem no Iraque, Afeganistão, etc... em nome da guerra contra o terrorismo ou a favor da restauração das democracias! Embora também haja quem jure que é uma guerra pelo domínio americano do médio oriente, nomeadamente pelo domínio das suas reservas petrolíferas! Mas isso são pessoas mal intencionadas que gostam de ofender as boas intenções do presidente Bush, aquele doce de pessoa!... Mas se há uma coisa que mudou depois do 11 de Setembro, e que todos nós sentimos de maneira especial, foi a relação da América com o mundo. Como diz Thomas Friedman em "O mundo é plano" a América deixou de ser a nação que exporta sonhos para ser a nação que exporta medo! Resta-nos saber até quando... Porque eu gosto do "American Dream"! E tenho saudades dele...

Lygi@ disse...

Ainda me lembro onde e o quê que eu estava a fazer á 6 anos atrás...

Anónimo disse...

Por incrível que pareça...quando vi a notícia na televisão achava que tinha sido um avião de passageiros que "sem querer" chocou contra uma das torres....nunca me passaria pela cabeça que eram sinais de terrorismo (acho que nem imaginava muito bem que isso existisse). Agora é difícil de imaginar que esta é a realidade do mundo em que vivemos!

rogério silva disse...

Curiosamente eu também me lembro do que estava a fazer no dia 11 de Setembro à 6 anos atrás. Quando surgiu a notícia, estava precisamente a denunciar num grupo de amigos a influência e a participação dos EUA no derrube da democracia no Chile em 1973 e o assassinato do Presidente Salvador Allende que tinha sido eleito democráticamente pelo povo chileno. E estavamos a falar dos massacres, das mortes no estádio Santiago e nas perseguições feitas pelos militares de Pinochet com a supervisão e a estratégia da CIA e a cobertura do governo Americano.
A história tem destas coincidências. Depois... A cada tragédia cada um dá o significado que a sua consciência ou, em muitos casos, a sua desinformação, manda.
cumprimentos

Helena Antunes disse...

Caro Red, de facto, há assim umas coincidências!

Cumprimentos

Arquivo do blogue