18 setembro 2007

Quem ama tanto um clube como este homem ama o Benfica?


Hoje no jogo AC Milan - Benfica, a contar para a Liga dos Campeões, Rui Costa (ex-jogador do AC Milan) foi aplaudido intensamente pelos presentes no estádio de Giuseppe Meazza.
Os adeptos do AC Milan não esquecem Rui Costa e tudo o que este deu durante anos a este clube da cidade de Milão. Se fosse a situação contrária os adeptos portugueses, pobres de mentalidade, teriam assobiado e insultado.
Rui Costa aquando da substituição fez questão de sair de campo sempre com a mão ao peito junto do emblema benfiquista como que dizendo "Sou do Benfica, é o Benfica que eu amo". Os adeptos no estádio de Giuzeppe Meazza sabem-no mas nem por isso deixaram de aplaudir de pé aquele que em tempos foi o seu jogador, porque sabem que Rui nutre uma enorme simpatia pelo AC Milan, porque Rui nunca negou que o seu clube do coração é unicamente o Benfica!

10 comentários:

Anónimo disse...

HOllA.

Realmente vejo o Rui Costa como uns dos melhores jogadores de sempre do futebol português e mundial. Foi um sr la fora, e tb o é ca dentro. Deu mt a Portugal, mas mais ao futebol italiano.. Em termos de feitos, é claro!! É um maestro, que sempre me deu gozo ver jogar.. Ao contrario de Figo (por ex.) Rui Costa nka eskeceu as suas origens, sempre foi fiel aos seus sentimentos.. Admiro-o por isso. Mas ontem na despedida em G.M. Rui Costa, penso eu, na minha humilde opinião, não levou a mão ao peito com o intuito de mostrar que era do benfica, ou coisa parecida.. Que ele é Benfica toda a gente sabe, os adpetos do Milan sabem-no de certeza, agora penso que foi um gesto para mostrar a gratidao que sente por ter sido acolhido e acarinhado durante 5 anos pelos adeptos.. Por coincidencia, o logo do benfica encontra-se na zona do coração.. Assim com o da maioria dos logos dos clubes de futebol e n so. E é no coração que o Rui tem os adeptos e o AC Milan.. É um acto normalissimo, que so o dignifica ainda mais.

P.S: Se algum dia colocares um post acerca do Figo, terei mt prazer em comentar.. Tomara a Figo ser como o Rui Costa!!

Helena Antunes disse...

Vitor, não gosto do Figo por isso dificilmente me verás a colocar aqui um post em sua homenagem.

Anónimo disse...

Mas eu gostava de comentar.. Sabes tb n gosto nd do tipo lol. E d vez enkuando gosto d lavar roupa suja.. Hehehehe.

Lygi@ disse...

concordo com o vitor leninha:

aquilo da mão ao peito não teve a ver com o slb, apesar de toda a gente saber o amor do rui costa ao slb...acho que foi uma forma dele dizer aos adeptos do milan q tb tem um espacito no "core" dele pra eles e para o clube :)...Foi bonito de se ver, atitudes destas são sempre de louvar.

Mas tu tb tens razão leninha :) os portugueses são mt "tacanhos" e não fazem isto ou coisa +/- parecida sem deixar q a cor clubistica os cegue!o Cristiano Ronalado foi um exemplo no estádio da luz. claro q não foi nada bonito (e dispensava-se o gesto e reacção dele na substituição) mas é só um exemplo inacreditável de como um jogador portugues (mesmo q de equipa adversária)é "enxovalhado" no seu país!já os seus companheiros de equipa, nem ouviram metade...enfim...

só não percebo para que é q o figo é para aqui citado?!por acaso alguma vez ele disse que queria convictamente terminar a carreira em Portugal, mais propriamente no SCP?!não!e eu como sportinguista tou á vontade pra falar disto.nem o festejo do golo da equipa que ele representa atualmente (Inter) frente ao SCP na champions do ano passado pode ser usada como argumento para se comparar...há que saber distinguir as situações em q um marcou e chorou e o outro viu a equipa marcar e festejou...pois bem, não se pode comparar o incomparável,mt menos aquilatar o valor humano de uma pessoa e os seus sentimentos só pq um é mais expansivo e outro mais introvertido. Se não tb podia interpretar os gestos do rui costa como excessivamente teatrealizados á procura de protagonismo...o q me tornaria ridicula.

eheh, é só isto sem stress q não tou a discutir com ninguem :p nem ninguem é dono da verdade, só acho q julgamentos injustos fundamentados apenas por impressões, ou simplesmente gostos, é que não tá bem.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Bom Dia

Estive a ler alguns textos seus e gostei do que li, embora uma perspectiva sociológica do desporto não deva ser clubista, em particular benfiquista ou prestar culto a determinados jogadores de futebol.

Um abraço

Helena Antunes disse...

Caro CyberSelf, tem razão. Talvez o meu clubismo não seja correcto associar à análise sociológica do desporto. Contudo, faz parte da vida do indivíduo em sociedade a ligação a um clube de futebol e as relações que estabelece com os outros com quem se relaciona por causa do futebol.
E depois eu uso a etiqueta sempre que falo de qualquer modalidade ou assunto ligado ao desporto!

Agradeço a sua passagem pelo meu blog! Esteja à vontade para aparecer.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ora bem pk e k o Figo e praki citado?? Bem realmente n tem nd a ver uma coisa c a otra.. São diferentes e incomparaveis. N foi positivo realmente fazer tais comparações, é certo, mas foi por um mero acaso. Nenhum deles é santo. Nenhum deles é maior e melhor k o otro. E nka tive a intenção de falar dele por akilo k fez ou deixou d fazer.. Mas como duas personalidades incontestaveis do futebol portugues e mundial os actos d ambos falam por si. Rui Costa.. Já vi da parte dele momentos mt manhosos, e altamente reprovaveis.. Agr d Figo?? D figo eu vi um pekeno momento dele k m ficou aki atravessado.. N sei s s lembram, mas ele foi nomeado o melhor jogador de futebol em 2001, certo? Pronto. E tda a gente sabe k foi o Sporting e Portugal k o lançaram po mundo d bola.. Certo? Toda a gente sabe k ele é portugues.. Certo? Ent como s explica k o menino Figo, na gala d entrega do premio, trofeu, akilo k ele ganhou, tenha falado para o mundo em espanhol????? Em tda a gala... Uma coisa é falar em Ingles, lingua universal e tal, tda gente a compreende (mais ou menos), mas apesar d td reprovo essa atitude tb, pk numa gala tao importante, ele devia e ficava-lhe tao bem s falasse em porugues.. Mas tal n aconteceu.. Nem em Portugues, nem em Ingles.. Ora menino Figo de seu nome, falou pa todo o mundo em espanhol.. Mostra um pc da personalidade dele.. Mas uma coisa é os feitos k ele conseguiu para portugal(n os nego, e digo k deu mssssm mt ao nosso pais, agradeço-lhe imenso por isso)otra coisa é as atitudes dele em situações pontais.. O portugues é uma das linguas mais falada no mundo, uma das mais importantes!!! E kem nasce portugues, deve ter orgulho neste pais. Existem pessoas k n nascem portuguesas e tem mais orgulho k certas pessoas. É verdade. Nka pedi ao Figo para vir pa Portugal! Nem m interessa s vem ou n. Passa-me ao lado. E d introvertido o Figo tem pc.. Da pa ver pla maneira como orgulhosamente falou em espanhol numa gala internacional de futebol.
E concordo ctg Ligia.. Claramente d acordo kd referes "nem ninguem é dono da verdade, só acho q julgamentos injustos fundamentados apenas por impressões, ou simplesmente gostos, é que não tá bem."
Mas n fundamento o meu juizo em julgamentos descabidos e sem nexo algum. Estou completamente de acordo ctg!! É assim k tem d ser.. So acho k ele foi injusto para Portugal, e para com os portugueses e a lingua portuguesa. Pk kd ele necessitou d nosso pais, Ele tava ca para o ajudar.. E ajudou e mt!! Nka o irei perdoar por isso. Talvez seja um pouco exagerado, admito-o, mas o Figo devia ter tido mais consideração pelo seu País. Mas é só a minha humilde opinião.. FORÇA PORTUGAL!!

Sara 99 disse...

Helena, desta vez tenho que discordar contigo. Apesar de reconhecer a imensa paixão que Rui Costa tem pela camisola do SLB, aquele gesto em Milão quis pura e simplesmente dizer que os adeptos do Milan(que o aplaudiam de pé) estavam no seu coração.

Helena Antunes disse...

Sara, sabes como é, o meu benfiquismo cega-me às vezes!!!

Contudo, o gesto de Rui Costa demonstrando o carinho pelos adeptos do AC Milan é louvável. Assim como louvável foi a atitude destes mesmos adeptos ao aplaudi-lo de pé. Rui Costa foi e é um grande jogador e um grande homem!

Lygi@ disse...

Vitor, só saí em "defesa" do figo pq sempre citam o figo vs rui costa...principalmente no que toca a quem demonstra mais amor ao clube que os formou...tb era só nesse sentido que eu falva na "introversão" de um (figo) e "extroversão" de outro (rui costa)...Sei tb q ñ pediu ao figo pra vir pra Portugal, eu só quis "prevenir" futuros comentários nesse sentido q se poderiam tornar injustos para 2 grandes futebolistas...quis antecipar-me :)
realmente, tb não gostei de o ver/ouvir expressar em espanhol em 2001. aceito os seus argumentos, mas sou mais "benovolente" (até pq sou sportinguista e isso tb influencia de certo modo a minha visão sobre o figo, ñ tenho problema em admitir). acho que ele não se expressou em portugues por menos ou mais orgulho no país...e tb acho que ele tomou consciencia desse erro "espanhol", pq desde esse episódio ele passou a andar "sp" com a bandeira de Portugal ás costas aquando de alguma conquista desportiva nos clubes que representou (refiro-me + concretamente ao real madrid e ao inter, pq no barcelona não estou certa nem de que sim nem de que não)...

era só isso, desculpe lá qualquer mal entendido mas não o visava a si especificamente.

P.S- Leninha :P, desculpa lá desviar um bocado o sentido do post :)

Arquivo do blogue