07 setembro 2007

Porque não há TUST em Vila das Aves?

Por várias vezes me ponho a pensar que os TUST (Transportes Urbanos de Santo Tirso) têm um funcionamento muito limitado, abrangendo apenas um escasso número de freguesias. Não sei dizer concretamente quais as ditas freguesias que estes autocarros urbanos percorrem, mas estou em crer que trespassam a cidade e se dirigem apenas às freguesias mais próximas da cidade.
A meu ver, deveria haver uma maior aposta deste transporte de forma a fazê-lo chegar às várias freguesias do concelho de Santo Tirso. Seria uma forma de proporcionar o desenvolvimento local facilitando a acessibilidade à cidade, assim como dentro das próprias freguesia.

Veja-se o exemplo de Vila das Aves, é uma vila de grande dimensão territorial e populacional e os transportes públicos de que usufrui não cobre todo território nem ficam próximos de grande parte da população. O comboio suburbano do Porto fica numa ponta da vila ficando inacessível a muitos habitantes que queiram se deslocar à cidade de Santo Tirso ou mesmo a outras. A camioneta com destino a Santo Tirso tem um número reduzido de paragens em Vila das Aves, não abrangendo grande parte do território avense, logo como consequência deveras negativa, verificamos que não chega a grande parte da população avense que necessita do seu serviço. Já para não falar no autocarro que liga Vila das Aves a Guimarães que tem somente (se não me engano) três paragens em Vila das Aves.
Um transporte urbano em Vila das Aves é, a meu ver, urgente. Precisamos de um transporte que ligue os mais diversos pontos da vila, fazendo com que os seus utentes tenham como deslocar-se para qualquer sitío, para que seja mais acessível chegar a locais como: à estação de comboio, à feira, ao centro de saúde, aos supermercados, às escolas, ao estádio, e mesmo às paragens de camioneta que ligam a outras terras e à própria cidade concelho. Veja-se que de camioneta Vila das Aves - Santo Tirso paga-se, de momento, 1.57€ enquanto nos TUST possivelmente se paga menos, já para não falar que muitas pessoas ainda têm que andar muito a pé para se deslocarem para as poucas paragens da camioneta.

Fazer chegar os TUST a Vila das Aves implicaria uma grande mobilização da sua população o que me parece, a curto/médio prazo, impossível dado o comodismo destas pessoas e dado que nunca ouvi ninguém falar do assunto,logo não me parece que a ideia já tenha surgido.
Uma vila com a nossa dimensão necessita de um tranporte urbano ao alcance das mais diversas pessoas, ao alcance dos mais diversos pontos da vila.

5 comentários:

Alirio Canceles disse...

A mobilidade nunca esteve na agenda daqueles que há muitos anos gerem o nosso concelho. Por isso, a politica de transportes públicos é inócua, ou mesmo inexistente.

Até neste aspecto a gestão socialista mostra falta de sensibilidade social, já que são os trabalhadores, nomeadamente o que têm baixos salários as grandes vitimas.

Anónimo disse...

Corre uma lágrima no canto do olho, ao senhor Alirio Canceles, quando comovido, refere os baixos salários dos trabalhadores.
É estranho porque nunca vi o PSD na Assembleia da República a reivindicar aumentos de salários dos trabalhadores.
Quanto à falta de TUST na Vila das Aves, outros valores se levantam, não será assim senhor Alirio Canceles?

Alirio Canceles disse...

Lamento informa-lo caro participante. Mas a sua ironia é injustificada, porque como muito bem sabe não sou deputado na AR e a minha intervenção, limita-se ao meu concelho onde tenho de facto responsabilidades, bem como a defesa das suas populações.

Penso que todos preferíamos conhecer a sua opinião sobre o tema em análise.

Coloca-me também uma questão, que penso deveria dirigir aqueles que gerem o concelho. Só eles poderão responder.

Anónimo disse...

Caro Alirio Canceles
Pelo que me diz, o PSD pelos vistos funciona fracionado em regime de "capelinhas", ou seja, tem responsabilidades pessoais no concelho e outras responsabilidades oficiais na AR, o que nos parece muito estranho.
Quanto à minha opinião sobre a não existência de TUST na Vila das Aves, é muito simples e objectiva:
Em regime neoliberal, como sabe, prevalece ou tem a primazia as empresas de transporte privado sobre as empresas de transporte públicas.
Porque havemos de escamotear esta realidade, e verter lágrimas de crocodilo?

Alirio Canceles disse...

Caro participante. Não vou alimentar este dialogo absurdo e sem sentido.

Registo no seu comentário a palavra "parece-nos".

Quanto ao resto, é a opinião de alguém que desconhece o funcionamento e o organograma do PSD, que no entanto democraticamente respeito.

Registo também a sua opinião sobre o tema em causa, que me parece ser o mais importante e seguramente aquilo que os visitantes querem, ou seja opiniões sobre este ou qualquer outro tema em discussão.


Cumprimentos

Alirio Canceles

Arquivo do blogue