03 setembro 2007

Eleições para o PSD - V

Marco António Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, ontem no JN fala das eleições para a presidência do partido.
O número dois da Câmara de Gaia é um social-democrata pelo qual nutro grande admiração. Já tive a oportunidade de estar com ele em vários jantares políticos quando ele ainda era presidente da CPD Porto e sempre gostei do seu discurso. É uma pessoa bastante inteligente e discursiva, sem ser demasiado benevolente e sem ser arrogante ele apresenta um discurso bastante coloquial capaz de captar os ouvintes. Diz as verdades sem qualquer arrogância e muito ciente do que está a dizer. Também foi sempre uma pessoa bastante assertiva quando deputado no Parlamento. De realçar ainda a sua amabilidade com as pessoas com as quais vai estando em actividade política. Assim, a meu ver, estou em crer que Marco António Costa deixou um trabalho bem feito no PSD Porto.
Como seria de esperar, ele é apoiante da candidatura de Luis Filipe Menezes. Eis as suas palavras que em muito se identificam com aquilo que, em parte, também penso e defendo:

As eleições directas para a presidência do PSD que pôem em confronto Marques Mendes e Luis Filipe Menezes, mais do que servir para escolher a personalidade de um líder, são a oportunidade que o partido tem para encontrar um líder carismático, corajoso e com obra feita capaz de conduzir o PSD a uma vitória eleitoral em 2009 sobre o PS de Sócrates.
Relativamente a isto eu já me tinha pronunciado neste blog e, de facto, embora eu prefira Menezes a Mendes na presidência do PSD, estou em crer que nem ele será capaz de derrotar Sócrates e o PS nas próximas legislativas. Contudo, poderá impedir a maioria absoluta do PS, algo que na minha humilde visão Mendes não conseguirá. Por outro lado, concordo plenamente com Marco António Costa quando diz que precisamos de um líder carismático, mas será esse líder Luis Filipe Menezes? Aqui tenho dúvidas...

A verdade é que os portugueses não vêem alternativa no actual PSD. A verdade é que os portugueses fazem saber todos os meses, todas as semanas, em todas as ascultações que Marques Mendes não lhes serve para derrotar José Sócrates.
Não vale a pena insistir. O actual líder do partido, com todas as qualidades que possa ter, nunca apresentou um discurso mobilizador, as suas propostas alternativas à governação socialista não são convincentes e muito menos galvanizadoras. No Parlamento, apesar da sua "experiência" que os seus apoiantes pregam, sai regularmente derrorado por José Sócrates e na opinião pública; e quanto a carisma estamos conversados...
Marques mendes nem dentro do partido consegue essa mobilização ou o mínimo de estabilidade(...)

E vão demostrá-lo votando em Luís Filipe Menezes, na esperança que têm num militante, num autarca, num dirigente que tem obra feita e reconhecida, ao ter liderado a transformação de Vila Nova de Gaia de um território desqualificado e subdesenvolvido num espaço dinâmico, moderno e ambientalmente exemplar, que hoje é um polo de atracção de investimento e população que procura a sua qualidade de vida.

A verdade que é mais fácil discutir ou mesmo procurar contradições nas opiniões e nos discursos de Luis Filipe Menezes do que nos de Marques Mendes. A explicação é muito simples: é que o primeiro tem conhecimento político conhecido, exprime-o semanalmente por escrito, em artigos de opinião, em debates e em fóruns... Marques Mendes cala-se, repete banalidades e frases feitas. É o exponente máximo do politicamente correcto.
E, de verdade, as suas frases feitas, o seu discurso de politicamente correcto tem-lo levado a ser quase um bôbo da côrte perante as ofensivas de José Sócrates que, do meu ponto de vista, sai quase sempre em vantagem nos debates em Assembleia da República, pois o ainda líder do PSD não sabe fazer oposição.

Sem comentários:

Arquivo do blogue