14 setembro 2007

A situação de Scolari



No jogo da passada 4ª feira que opôs a nossa Selecção à Sérvia(com o resultado final a ditar um empate a 1 golo) o treinador da selecção portuguesa, de cabeça quente devido ao empate ocorrido a escassos minutos do final da partida, dirigiu um murro a um jogador da equipa serva.
Não escrevo aqui para desculpabilizar Scolari nem legitimar o seu acto transgressor mas todos sabemos que se Portugal estivesse a ganhar aquela situação não ocorreria. Todavia, tal constatação não pode se apresentar como desculpa e Scolari reagiu mal e terá, obviamente, de pagar pelo seu gravíssimo erro. A situação não é desculpavel a qualquer jogador de futebol, muito menos deverá ser a um treinador que se apresenta como um regulador de toda uma equipa.


Contudo, não acho que Scolari deva se demitir do comando técnico da equipa das quinas. Confesso que nunca fui muito fã de Scolari nomeadamente no que respeita à convocação de alguns jogadores e no que respeita ao esquema de jogo. Apesar das minhas discordâncias relativamente à filosofia de jogo de Mr. Scolari admito(e todos nós temos que admitir)que ele ajudou a conquistar glórias para o nosso país. Em muito se deve a ele o nosso 2º lugar no Europeu 2004 disputado em nosso território, a ele também devemos o 4º lugar no Mundial de 2006.
Mas agora toda a gente esquece isso e censura intensamenta a atitude do homem. Quando as coisas nos correram bem ele era um herói, agora que as coisas lhe correm mal(e desculpem-me a expressão) ele é um filho da puta. Sinceramente...
A meu ver Scolari merece uma punição severa. Mas também uma segunda oportunidade. Os jogadores gostam dele, e são os jogadores que que fazem os resultados. Se tiverem um mister que gostem e crie bom ambiente de equipa, melhor ainda.
Veremos o que sucederá a Luiz Felipe Scolari...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola cara sociologa mt famosa :) deixa-me dizer, antes de relatar a minha opinião sobre este caso tão polémico, que tá mt porreiro o teu blogg. Parabens!

Agr o Mister Scolari..

Sem dúvida alguma que estou muito triste e ate envergonhado com os acontecimentos da passada quarta-feira. Uma atitude que não dignifica Scolari e mt menos Portugal. Scolari, além de todas as tarefas que lhe foram encarregues (devido ao estatuto que possue, o de treinador da selecção AA de Portugal), possue uma outra não menos importante que a já mencionada, que é o da imagem e representação de Portugal. Por outras palavras, Scolari é conjuntamente como os jogadores o rosto de Portugal no geral, mas particularmnente Scolari é Portugal. No sentido de ser o chefe, o lider dos portugueses no foro desportivo, particularmente no futebol internacional. Quando joga Portugal, jogamos todos, o 12 jogador é tão importante como os 11 em campo, mas por imperativos justificaveis e normais, quem dá a cara por Portugal naqueles momentos é o Mister e os jogadores. Portanto quando a atitude de um jogador não se coaduna com as leis do fair-play basicamente, ele é prontamente castigado pelas autoridades competentes para esse efeito. Nessas alturas o treinador deve servir como o apoio e o ombro que o jogador necessita. Suas palavras e acções devem transmitir ao jogador o bom exemplo. O bom conselho. Agora a situação inverteu-se.. Que fazer quando é o proprio ombro que se desfaz? Ora bem pouco hà a fazer, a não ser tentar preceber o porquê de tal acto/atitude. Scolari afirma ter defendido Quaresma e que o numero 3 da Servia havia lhe proferido palavras com ofensas à sua familia. Num aspecto concordo com Scolari, injurias à minha familia não! E a proteção ao Quaresma, penso eu desnecessaria,´mas mostrou a ser verdade, que como deu sempre a entender, os seus jogadores são reliquias e preciosidades para ele, e na emoção dos acontecimentos deixou-se levar pela descontrolo e emotividade do ocorrido. Não querendo passar uma imagem de defesa para com Scolari ou de reprimenda, o Mister é um ser humano, por conseguinte, tá implicito na nossa natureza, o erro. Agora, existem mecanismos legais e morais que julgam tais actos, actos estes não aceites legalmente e reprovados moralmente.
Condeno totalmente a atitude de Scolari. No entanto compreendo-a! Mas não a aceito! É errado! Não é a lei da "pancada" que se resolvem as coisas. Todavia, como humano que é os erros acontecem, se não, que estariamos nós aqui a fazer? A humanidade já deu tantos tombos, só por um simples pormenor, o erro! E ainda bem que os ha! Se não como discerniríamos o certo do errado? São dois conceitos indissociaveis!
Por isso Scolari vai ser "julgado" por estancias que legalmente e moralmente aferem o certo do errado. Nós, cidadãos (com o nosso já celebre e importante juizo de valor) e a UEFA, FPF. E cabe a estes orgãos, decidir o futuro de Scolari no comando da nossa selecção. Já foi e continuara a ser julgado na ja tradicional praça publica, no entando é na UEFA que está a decisão suprema por assim dizer.
De referir que a presidência da UEFA é composta pelo tão famoso e polémico senhor que gosta pouco do nosso pais (M. Platini). Não querendo especular muito, espero que seja limpo, conciso e correcta a decisão da UEFA. De lembrar que a pena de Scolari pode ir do simples aviso à suspensão definitiva do futebol. Expulsão! Na minha opinião pessoal, o Mister Scolari merece uma segunda oportunidade, apesar de não gostar do seu modos operandi e não constituir da minha lista pessoal de treinadores para Portugal, penso que como humano merece outra oportunidade. Sempre foi desde o inicio, repudiado por muitos e amado por outros tantos.. Ajudou a dar muito pelo nosso pais, somos hoje um colosso europeu (na minha opiniao) muito por culpa é certo de Humberto Coelho e jogadores de então.. Continuou o bom trabalho e elevou-nos ao estatuto que hoje detemos. Tá tb em jogo muito mais que um simples treinador, tá em jogo algo maior, grandioso, que é PORTUGAL.

Resta-nos esperar pela decisão do comité disciplinar da UEFA.

Sara 99 disse...

Se não andasse muito cépicta em relação às questões divinas diria "Deus sabe o quanto sempre desconfiei de Scolari"! Não gosto dele. Nunca gostei. Acho que nunca foi um treinador extraordinário e sempre se exagerou os seus méritos desportivos. A imagem que se criou à volta dele não passa de uma promoção de Marketing prepertada pelos "Danieis Oliveira" deste país e alimentada pela incompetência de presidentes (leia-se Madaíl) que nunca tiveram inteligência e capacidade suficiente para fazer boas escolhas e, por isso, quiseram tapar olhos e vangoliar-se com escolhas "razoáveis"! Se Scolari fosse um excelente treinador não teria hesitado 1 minuto, antes do Euro 2004, em conceber um sistema de jogo cujo meio campo (para não dizer toda a defesa)fosse constituído pelos jogadores do FCP campeão europeu, que para além da qualidade futebolística apresentava uma rotina de jogo que só podia trazer vantagens. E isto é só um exemplo. Scolari cimentou a sua alegada liderança prejudicando pessoas que não pediram para serem usadas.
Mas, apesar de tudo, acho este caso da agressão um bocado exagerado. Admito que (embora muitas vezes não o pareça) Scolari é humano e também tem o direito de agir a quente. Acontece a todos, não sejamos cínicos. Teve foi o azar de o ter feito em público. Além disso, aquele soco deixou-me preocupada: foi tão mal dado! Ainda bem que ele não nos representa no boxe. Se ele quiser eu posso ensinar-lhe como se dão socos! Desde que ele sirva de "saco de boxe"! Afinal, ainda tenho umas contas a acertar com ele... :)

Lygi@ disse...

O acto do "socolari" é lamentável sim, mas não ao ponto de todo este espalhafato...o homem não se tornou do dia pra noite nenhum 8 que ontem tinha sido 80...não querendo defender o indefensável (a violencia não é caminho nenhum),mas ele é até ao momento o melhor selecionador nacional que a nossa selecção alguma vez teve!E os resultados comprovam-no dêem as voltas que quiserem dar...pode não ser o que tenha apresentado o melhor futebol a nivel de selecção mas qt a resultados ele é de facto o melhor!resultados desportivos e não só...É claro que nunca se concorda a 100% com as escolhas de um treinador, mas isso não é exclusivo da nossa selecção, cada um prefere um jogador em detrimento sempre de outro...Scolari não escolhe muitas vezes os jogadores que estão em melhor forma ou que são titulares nos seus clubes, mas isso tb não é tudo para que se construa um GRUPO...a consistência e solidariedade de um grupo vai mt além de jogadores em melhor momento...e scolari tem-no mostrado nas recentes campanhas... é mt importante lembrar que ainda não temos q recorrer á velhinha máquina de calcular como antes era nosso apanágio...e isso tb é mérito dele e dos grupos que construiu...
Bom, o que eu quero mesmo dizer e frisar é que mesmo não concordando cegamente com o que ele faz, respeito as escolhas dele pq sei q ele as faz tendo em vista o melhor...o soco dispensava-se bem, ele já pediu desculpas...afinal ele é humano...claro q tb tenho em mente que outros casos não tiveram o mesmo peso e a mesma medida e é isto que os que sempre o criticaram ou duvidaram do seu carácter vão passar a empunhar, erguer e agitar como bandeira...no entanto acho que a sua manutenção como selecionador é a coisa mais acertada a se fazer. Ou muito me engano, ou vai ser este episódio infeliz que vai catapultar a equipa novamente para patamares elevados de coesão e solidariedade...e estas são as melhores armas que qualquer equipa desejaria ter.

Anónimo disse...

Scolari refecte a imagem da federação de futebol. Entre a espada e a parede. Os resultados mt positivos tardam a aparecer, e o clima de instabilidade que ha mt tempo jaz na FPF, vem a tona.. Sinceramente, acho que toda a gente merece uma segunda oportunidade, agr Madail ja teve a sua segunda oportunidade.. Ha mt mt tempo. E continua de pe e cal devido a certos lobbies existentes ainda no futebol portugues. Como disse Sara e bem, o Euro2004 foi o exemplo maximo da incompetencia da equipa tecnica, FPF.. Alias estes so mudaram o esquema no jogo seguinte, n pelo resultado em si, mas sim pelo mar, diria oceano de criticas que os inundou então. Claramente é altura de acabar com os velhos do restelo, n descurando o bem e os feitos conseguidos para o pais, é altura de dar lugar neste caso, a mais competencia e clareza. E sim, como portista, e como adepto de Portugal, nka compreendi a atitude que Scolari e a FPF tiveram para com Baia, guarda-redes ate então titular.. Mas penso que o Curriculum dele não chegava para Scolari.. De referir que, antes de acabar a carreira era o jogador com mais titulos conquistados no mundo. Sei k isso n conta mt, mas que ela era mt bom guarda-redes era.. Mas eu sou suspeito.. Agr, minhas amigas, que o afastamento dele da Selecção se deu devido a G. Madail, n tenho duvida alguma. Esta na altura da mudança, antes k seja tarde d mais.. Scolari merece a segunda oportunidade, mas k abra os olhinhos, veja mts tapes daki pa frente.. Pois ganhou o estatuto que detem hoje, devido aos jogadores do Brasil e aos jogadores de Portugal, pk eu d treinador de futebol vi mt pc, ou kase nd..
Beijinhos madrinha :)

Arquivo do blogue