10 setembro 2007

Aumento do número de suicídios





Aqui vai uma análise sociológica! Segundo Émile Durkheim existem três tipos de suicídio, são eles:

- Suicídio egoista: o qual em consequência da quebra da solidariedade de grupo ocorre como resultado de um excessivo individualismo, gosto de si próprio.
- Suicídio altruísta: mais frequente nas sociedades tipo tradicional, ocorre em circunstâncias particulares de defesa da comunidade à qual o indivíduo se encontra excessivamente ligado assim, por razões de lealdade ou devoção, o indivíduo funde-se com o grupo e perde de tal modo a sua identidade que acaba por sacrificar-se em nome do grupo ou pelas aspirações do grupo, comunidade.
- Suicídio anómico: sendo mais frequente em situações de crise, sempre que a ordem social é perturbada. Resulta da ausênca ou perda de ligação ao grupo, de relaxação ou ambiguidade das normas, situação esta que, por sua vez, é efeito da incapacidade da sociedade em integrar os indivíduos que não se sentem vinculados à mesma.

«A surpreendente regularidade estatística dos suicídios não é explicável nem a partir da raça, da hereditariedade ou do contágio psíquico, mas justamente do grau de ausência/presença e do grau de integração social. A maior ou menor taxa de suicídio depende do menor ou maior grau de coesão social do grupo e da sociedade em que o indivíduo está inserido.
Daqui conclui-se o seguinte: as taxas de suicídio variam na proporção inversa do grau de integração social dos indivíduos, ou seja, quanto mais socialmente integrados menor a propenção de suicídio e vice-versa.»

1 comentário:

Sara 99 disse...

A análise sociológica já está feita, e muito bem, pelo nosso "amigo" Durkheim... Acrescento só que o aumento dos suicídios nos últimos 50 anos pode não ser tão significativo como salienta a OMS! É preciso não esquecer que, não há muito tempo, muitas mortes por suicídio não eram registadas como tal devido ao processo burocrático que esta classificação implicava.
Deixando o campo da Sociologia e analisando o fenómeno de um ponto de vista pessoal, questiono-me se os Pearl Jam não terão uma certa razão quando cantam "Some die just to live"...

Arquivo do blogue