07 setembro 2007

O caso Madeleine...

O desaparecimento da criança inglesa em Maio no Algarve, muito sinceramente, nunca me pareceu que se devesse a rapto. Na minha humilde opinião (não sou mãe logo não posso falar por experiência própria) parece-me inconcebível deixar crianças sozinhas num apartamento ou num quarto enquanto se vai muito descansadamente jantar. Mas que pais são estes, pensei eu?
Depois o que mais me fez não acreditar que tal desaperecimento de devesse a rapto foi todo o mediatismo criado em volta do casal McCann, proporcionado sobretudo por eles e com a ajuda da comunicação social de todo o mundo. E, mais uma vez, eu me questionava: que pais, ao perderem um filho, se dão ao trabalho de andar de um lado para o outro do mundo em viagem, enquanto continuam sem paradeiro da filha? É verdade que ficar parado sem nada fazer não é solução, mas se fosse comigo eu não teria cabeça para andar em viagens sem saber onde estava o meu filho, o que lhe teria acontecido. O que foram os McCann fazer a Espanha? O que foram eles fazer ao Vaticano, o Pápa trazia a filha de volta?

Enquanto toda a gente por este país e pela Europa tinha muita pena com a vitimização do acontecimento, fazendo tudo pelos McCann, abrindo contas no banco e criando grandes ondas de solidariedade, eu julgava tudo isto (e peço desculpa pela minha insensibilidade) uma fachada, algo criado pelos McCann para conseguirem atenção e mediatismo da comunicação social. Com que interesse, não sei... E sempre que a comunicação falava menos do assunto lá vinha o casal vitimizar-se "Don't forget about Maddie". Não é de Maddie que eles querem que não se esqueça, mas sim deles.
A verdade é que este caso já caíu no ridículo, as pessoas atribuem cada vez menos importância ao caso, e cada vez menos estarão sensíveis a casos de raptos de crianças, fazendo com que em próximas situações idênticas a sociedade civil (e até mesmo a própria polícia) não se mobilizem em gestos de solidariedade, caindo outros casos no esquecimento.

Entretanto, as verdades começam a descobrirem-se e os McCann estão a ser interrogados pela polícia como possíveis suspeitos de um crime que possa ter vitimizado Madeleine McCann. O que eu pensava...




5 comentários:

Bárbara Cunha disse...

Tudo o que escreves aqui pode ser verdade!No entanto, prefiro olhar para o caso com um filtro bem menos denso... A sociologia ensinou-nos a respeitar diferentes culturas... em Inglaterra É normal que as crianças durmam enquanto os pais jantas, saem... Em Portugal é inconsebível que um pub feche às 11h da noite, no entanto, em Inglaterra é a regra... (não estou OBVIAMENTE a comparar ambas as situações)
No fundo, é tudo uma questão de cultura!

Afinal quem é que criou o mediatismo? Os MacCain ou os media?
;) pensa nisso.. Take care...

Helena Antunes disse...

O mediatismo foi criado pela comunicação social mas muito bem aproveitado pelo casal McCann que faz sempre qusetão de ser notícia...

Sara 99 disse...

Como diria uma personagem dos Gato Fedorento "posso-me indignar?"... Sinceramente a palavra "farta" é pouco para exprimir a minha actual relação com este caso. E não estou a falar dos McCann em si. Estou a falar da Comunicação Social e do circo que montou à volta deste caso. Como é possível dedicar tantos minutos de um telejornal a um assunto cujas novidades não ocupariam mais de 5 minutos? Como é possível fazer tantos directos onde um jornalista repete tantas vezes as mesmas coisas e nunca diz nada de novo? Como é que é possível que sejam este tipo de assuntos a "entreter" as pessoas?
Domingo à noite ligo a televisão e vejo a SIC com uma edição especial para debater este caso! Uma edição especial que nada acrescentou às nossas vidas e onde surgiram questões tão pertinentes como "Onde está o ursinho?"! Olhem se fosse o Winnie the Pooh devia ter ido procurar mel!! Haja paciência!! E eu ali à espera para ver o CSI, sim o CSI, essa série que resolveu viciar-nos na ideia de que a procura de sangue é uma das primeiras coisas a fazer num local de crime. Qual quê? Ficções! Isso só se faz três meses depois!?
Se foram ou não os McCann os responsáveis pelo desaparecimento da filha não sei. Nunca excluí essa hipótese, mas nunca a tomei como a mais provável. Prefiro acreditar que, apesar de tudo, o Homem é na sua natureza mais bom do que mau. Sou mais Albert Camus. Mas é verdade, como Dostoiévski também me ensinou, de que por vezes o Homem pode ser realmente mau (ou "sanguinário")!
Seja como for o que eu queria é que a Comunicação Social e a opinião pública ganhasse alguns contornos de decência e se interessa-se por coisas que realmente deviam afectar a humanidade! Já ouviram falar do Darfur? Eu já! Mas pouco. Afinal o que é uma genocídio de milhares de pessoas inocentes ao pé de um desaparecimento de uma linda menina da classe alta britânica? Nada!! Pelo amor de Deus! Se as televisões dedicassem, um dia que fosse, os mesmos minutos ao caso do Darfur como dedicam ao caso de Maddie talvez as pessoas já tivesse acordado para o que acontece para além dos muros do seu mundo (apesar de tudo) encantado.
Helena, desculpa este discurso todo, mas acredita que ele ainda não chega para expressar a raiva, a revolta e o nojo que sinto perante esta palermice!!!!

Anónimo disse...

Referindo-me à questão do mediatismo, devo dizer que, na minha opinião os MacCain desejaram e quiseram o mediatismo. De referir que, após o "suposto" desaparecimento de Maddie, a primeira instituição a ser contactada a dar conta deste caso, não foi a PJ, mas sim a SkyNews. Segundo fontes oficiais. Ora, houve a necessidade de alguns de criar um poço mediatico em torno desta questao, com que intuito eu não sei ao certo, mas sempre posso especular.. Mas por imperativo ético e moral não o farei.. Contudo devo dizer que se escavou um poço gigante em torno deste caso, em que o elemento comum foram os media e Maddie e claro.. Em bem verdade vos digo, a globalização permite este passear da informação pelo mundo todo, e que melhor meio que os Media? Pois bem, agora o casal desejava o tapar do poço.. Mas o que é certo é que quando Maddie tava dada como desaparecida numa primeira fase e depois numa segunda, a hipotese do rapto, o casal tudo fez para manter os media por perto, depois com o teatro todo à volta do caso e com a passagem para outra fase, a do "homicidio" os media tornaram-se incomodos e repudiados. Os assessores milionarios, advogados de prestigio internacional, o papa, são todos elementos da maquina por de tras disto tudo. Resta saber se as boas relações com a Inglaterra vão servir de muito para a resolução deste caso, visto na minha opinião (especulando agr um pouco) ser mais um problema politico que criminal.

P.S: Sabias que o pai de Maddie era pa ser nomeado ministro de Gordon Brown? Antes d td isto acontecer.. Mt antes.. A ser verdade, (porem não tebho qualquer confirmação, pelo que corro o risco de emitir falsas informações) da que pensar.. Explica um pouco o mediatismo e os recursos milionarios da familia.. Na minha opinião. Mas isto ainda vai dar muito que falar..

Beijinhos

Helena Antunes disse...

Sara, estás à vontade para escrever tudo o que pensas. Aliás concordo plenamente com tudo o que referiste.

Vitor, essa do Mr. McCain eu não sabia, mas pelos vistos mais uma prova como gosta de mediatismo.

Arquivo do blogue