30 setembro 2007

Associação Nacional de Estudantes de Sociologia

A ANES - Associação Nacional de Estudantes de Sociologia- foi criada o ano passado em Lisboa e contou com três núcleos que constituiram a comissão instaladora: Núcleo de Estudantes do Curso de Sociologia da Universidade do Minho (NECSUM), o Núcleo de Estudantes de Sociologia do Planeamento do ISCTE (NESP) e Estudantes de Sociologia da Associação de Estudantes da Universidade do Algarve.
Desde 2003 que estes três núcleos intensificaram os esforços para formar uma associação representativa de todos os estudantes. O ano passado, em Março, este sonho tornou-se realidade quando em Lisboa se assinou finalmente a constituição oficial da ANES e quando ocorreu no ISCTE a assembleia de eleição dos orgãos sociais constituintes da ANES e ocorreu a primeira assembleia da ANES. Todos os núcleos/universidades de Sociologia foram solicitados a estarem presentes. Também eu me desloquei a Lisboa nesse fim-de-semana enquanto membro representante do NECSUM e assisti a todo o nascimento. Seria bom que este projecto voltasse a ser pegado e tivesse a continuação dos agora estudantes da ANES que tanto nos orgulhou!
Contudo, é com enorme tristeza que aqui falo do não prosseguimento da ANES dada a incompatibilidade de tempo, funções e falta de vontade de alguns membros. Assim, a ANES resumiu-se à sua constituição e primeira assembleia em Março e a um Colóquio/Conferência em Outubro também do ano passado. Este ano em Março era previsto haver nova Assembleia para eleger os novos membros da ANES e a organização de actividades que juntassem alunos de Sociologia de todas as universidades do país. Todavia, tal não sucedeu e a ANES ficou por aqui.

Aqui deixo um pequeno resumo do historial da ANES e aqueles que foram os primeiros membros dos orgãos sociais da ANES.

Historial:
- A ANES foi fundada a 10 de Março de 2006
- A ANES tem a sua sede nas instalações da APS (Associação Portuguesa de Sociologia): Av. Professor Aníbal Bettencourt, nº 9, piso2, sala E2-3.4.01, 1600-189 Lisboa
- A ANES é reconhecida pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior como associação de estudantes de Sociologia a nível nacional



Orgãos sociais da ANES:

Direcção:
Presidente: Bárbara Cunha (Univ. Minho)
Vice-Presidente: Carina Cabral (ISCTE)
Tesoureiro: Heidi Martins (Univ. Minho)
Secretário: Marina Trigueirão (ISCTE)

1º Vogal: Filipe Herculano (Univ. Algarve)
2º Vogal: Diana Ferreirinha (Univ. Técnica Lisboa)
3º Vogal: Diogo Ribeiro (Univ. Nova Lisboa)

Mesa da Assembleia:
Presidente: Daniel Cerveira (Univ. Nova Lisboa)
Vice-Presidente: Susana Oliveira (ISCTE)
Secretário: Helena Antunes (Univ. Minho)

Conselho Fiscal:
Presidente: Alfredo Campos (Univ. Coimbra)
Vice-Presidente: Rui Bernardino (Univ. Técnica)
Relator: Sandra Cunha (Univ. Minho)

Seria bom se alguém pegasse novamente neste projecto e seguisse enfrente com a ANES, dado que muitos de nós já terminamos a licenciatura.
Levar a ANES a uma alto patamar de representação dos estudantes de Sociologia.

4 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Uma boa iniciativa. Parabéns!

Anónimo disse...

Arrependo-me de não lhe ter cedido mais do meu tempo...
Uma grande iniciativa que tem muito trabalho por trás e que deveria ser louvada, porque são estas associações que nos defendem e acima de tudo nos representam...Imaginem o que seria do mundo estudantil sem nenhuma associação e percebem em que lugar estariam os estudante...isolados...
Mas, como tudo, exige muito trabalho...heidi

Helena Antunes disse...

Depois de todo o sacrifío que muitas pessoas envolveram neste projecto, deixa muita pena ter assistido ao seu fim.
Esperemos que alguém volte a pegar nele. E nós, fundadores, cá estaremos!

Unknown disse...

Boa tarde,

A resposta ao apelo já vem passado 12 anos. Mas o NESISCTE - Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e outros grupos de estudantes de Sociologia, estamos interessados em reativar esta associação. Se por acaso receber notificação deste comentário entre em contacto connosco! nucleosociologia.iscte@gmail.com.

Arquivo do blogue